O novo Parque Ribeirinho de São Pedro da Torre foi inaugurado, na segunda-feira, junto à Ecopista e ao rio Minho. A obra, lançada pela Câmara Municipal de Valença, implicou um investimento de 187 mil euros.
Este novo espaço de fruição do rio Minho e das suas margens, bem como da Ecopista do Rio Minho, apresenta um conjunto de valências que pretendem dinamizar o turismo de natureza em São Pedro da Torre e no concelho.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Esta é mais uma estrutura que aproxima Valença do rio e permite a fruição e o lazer de espaços naturais emblemáticos e de rara beleza que o concelho tem para oferecer.”
Para o Presidente da Junta de São Pedro da Torre, Cristóvão Pereira, “Este espaço vai proporcionar excelentes condições para desfrutar do rio Minho e da Ecopista em São Pedro da Torre e servir, ainda, de apoio aos peregrinos do Caminho Português da Costa”.
O novo Parque Ribeirinho de São Pedro da Torre situa-se junto à Ecopista e ao Rio Minho, entre a Pesqueira de São Pedro da Torre e o Ribeiro das Insuas, com o antigo fortim térreo das Guerras da Restauração a sul. O espaço dispõe de parque de merendas com mesas, churrasqueiras, bancos, apoio de bicicletas, papeleiras, uma praceta, um baloiço e um slide.

No âmbito desta obra foi também requalificada a rampa de acesso ao rio para embarcações criando as condições técnicas necessárias para a carga e descarga de embarcações, em segurança. Esta era uma obra muito desejada, dada a sua necessidade para o apoio aos pescadores do porto de pesca de São Pedro da Torre, bem como às embarcações de lazer que encontram aqui um excelente ponto de acesso ao rio Minho. A obra incide, também, nos acessos desde a rua do Frade até ao rio e no percurso atravessado pela Ecopista do rio Minho.
Esta obra foi financiada pelo programa Norte 2020.
Esta obra insere-se numa estratégia municipal de valorização da frente ribeirinha do Rio Minho e na gestão sustentável do património natural, permitindo a educação da população com o envolvimento da comunidade na preservação e na divulgação do seu território. Para além desta obra, a estratégia municipal inclui, ainda, a requalificação da Ecopista em São Pedro da Torre, o lançamento da obra de recuperação da Ecovia do Rio Minho entre Valença e Verdoejo e a valorização de outros espaços de lazer nas freguesias ribeirinhas do rio Minho.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.