O novo Parque Ribeirinho de São Pedro da Torre foi inaugurado, na segunda-feira, junto à Ecopista e ao rio Minho. A obra, lançada pela Câmara Municipal de Valença, implicou um investimento de 187 mil euros.
Este novo espaço de fruição do rio Minho e das suas margens, bem como da Ecopista do Rio Minho, apresenta um conjunto de valências que pretendem dinamizar o turismo de natureza em São Pedro da Torre e no concelho.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Esta é mais uma estrutura que aproxima Valença do rio e permite a fruição e o lazer de espaços naturais emblemáticos e de rara beleza que o concelho tem para oferecer.”
Para o Presidente da Junta de São Pedro da Torre, Cristóvão Pereira, “Este espaço vai proporcionar excelentes condições para desfrutar do rio Minho e da Ecopista em São Pedro da Torre e servir, ainda, de apoio aos peregrinos do Caminho Português da Costa”.
O novo Parque Ribeirinho de São Pedro da Torre situa-se junto à Ecopista e ao Rio Minho, entre a Pesqueira de São Pedro da Torre e o Ribeiro das Insuas, com o antigo fortim térreo das Guerras da Restauração a sul. O espaço dispõe de parque de merendas com mesas, churrasqueiras, bancos, apoio de bicicletas, papeleiras, uma praceta, um baloiço e um slide.

No âmbito desta obra foi também requalificada a rampa de acesso ao rio para embarcações criando as condições técnicas necessárias para a carga e descarga de embarcações, em segurança. Esta era uma obra muito desejada, dada a sua necessidade para o apoio aos pescadores do porto de pesca de São Pedro da Torre, bem como às embarcações de lazer que encontram aqui um excelente ponto de acesso ao rio Minho. A obra incide, também, nos acessos desde a rua do Frade até ao rio e no percurso atravessado pela Ecopista do rio Minho.
Esta obra foi financiada pelo programa Norte 2020.
Esta obra insere-se numa estratégia municipal de valorização da frente ribeirinha do Rio Minho e na gestão sustentável do património natural, permitindo a educação da população com o envolvimento da comunidade na preservação e na divulgação do seu território. Para além desta obra, a estratégia municipal inclui, ainda, a requalificação da Ecopista em São Pedro da Torre, o lançamento da obra de recuperação da Ecovia do Rio Minho entre Valença e Verdoejo e a valorização de outros espaços de lazer nas freguesias ribeirinhas do rio Minho.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.