O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença (CLAIM) já entrou oficialmente em funcionamento nas instalações municipais do Bloco A, dos serviços de Ação Social, na avenida da Juventude.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, presidiu à inauguração das instalações, esta sexta-feira, 13 de dezembro.
Nos Paços do Concelho decorreu o ato solene e a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), entidade que superintende os centros locais de apoio ao migrante. Assinaram o documento o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e o Presidente da AIMA, Pedro Portugal Ramos.
No ato o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, lembrou que “precisamos de imigrante de forma regulada, que venham, fiquem e contribuam para o desenvolvimento de Portugal”,
No ato, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, deixou a mensagem de que “Queremos que todos se sintam integrados e que contribuam para o desenvolvimento do concelho e este serviço dá uma resposta essencial à comunidade migrante”.
O CLAIM Valença é um gabinete de acolhimento, informação e apoio que tem como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos com formação para o efeito.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.