O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença (CLAIM) já entrou oficialmente em funcionamento nas instalações municipais do Bloco A, dos serviços de Ação Social, na avenida da Juventude.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, presidiu à inauguração das instalações, esta sexta-feira, 13 de dezembro.
Nos Paços do Concelho decorreu o ato solene e a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), entidade que superintende os centros locais de apoio ao migrante. Assinaram o documento o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e o Presidente da AIMA, Pedro Portugal Ramos.
No ato o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, lembrou que “precisamos de imigrante de forma regulada, que venham, fiquem e contribuam para o desenvolvimento de Portugal”,
No ato, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, deixou a mensagem de que “Queremos que todos se sintam integrados e que contribuam para o desenvolvimento do concelho e este serviço dá uma resposta essencial à comunidade migrante”.
O CLAIM Valença é um gabinete de acolhimento, informação e apoio que tem como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos com formação para o efeito.
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.