O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença (CLAIM) já entrou oficialmente em funcionamento nas instalações municipais do Bloco A, dos serviços de Ação Social, na avenida da Juventude.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, presidiu à inauguração das instalações, esta sexta-feira, 13 de dezembro.
Nos Paços do Concelho decorreu o ato solene e a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), entidade que superintende os centros locais de apoio ao migrante. Assinaram o documento o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e o Presidente da AIMA, Pedro Portugal Ramos.
No ato o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, lembrou que “precisamos de imigrante de forma regulada, que venham, fiquem e contribuam para o desenvolvimento de Portugal”,
No ato, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, deixou a mensagem de que “Queremos que todos se sintam integrados e que contribuam para o desenvolvimento do concelho e este serviço dá uma resposta essencial à comunidade migrante”.
O CLAIM Valença é um gabinete de acolhimento, informação e apoio que tem como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos com formação para o efeito.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.