O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença (CLAIM) já entrou oficialmente em funcionamento nas instalações municipais do Bloco A, dos serviços de Ação Social, na avenida da Juventude.
O Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, presidiu à inauguração das instalações, esta sexta-feira, 13 de dezembro.
Nos Paços do Concelho decorreu o ato solene e a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), entidade que superintende os centros locais de apoio ao migrante. Assinaram o documento o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e o Presidente da AIMA, Pedro Portugal Ramos.
No ato o Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, lembrou que “precisamos de imigrante de forma regulada, que venham, fiquem e contribuam para o desenvolvimento de Portugal”,
No ato, o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, deixou a mensagem de que “Queremos que todos se sintam integrados e que contribuam para o desenvolvimento do concelho e este serviço dá uma resposta essencial à comunidade migrante”.
O CLAIM Valença é um gabinete de acolhimento, informação e apoio que tem como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
Este serviço presta apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos com formação para o efeito.
O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.