O "IKFEM Festival" está de volta a Valença e Tui, de 17 a 21 de julho. Salvador Sobral & Marco Mezquida, Jorge Palma & Orquesta Sinfónica Eurorregión e Orquesta RTVE & Marta Menezes são alguns dos concertos, em destaque, na 12ª edição.
Segundo uma nota da autarquia, um dos momentos altos deste evento transfronteiriço acontece no sábado, dia 20, entre as 11h30 e as 21h30, na Ponte Internacional que voltará a estar fechada ao trânsito para receber a Mostra Criativa e Enogastronómica, de acesso gratuito. Ao longo dos cerca de 400 metros da ponte estarão 30 stands de gastronomia e artesanato representativos do melhor de Portugal e Espanha. A convocatória para a Mostra Criativa está aberta até ao dia 7 de julho. Haverá ainda lugar a showcookings com reputados chefs de cozinha, a anunciar em breve.
A programação integra ainda os concertos de Salvador Sobral & Marco Mezquida, 17 de julho, María Hinojosa & Trío Preseli, 18 de julho, Jorge Palma & Orquesta Sinfónica Eurorregión, 19 de julho e o Coro de la Orquesta Sinfónica de Galicia, no dia 21. A Orquesta RTVE & Marta Menezes atuam no dia 6 de setembro.
Ao longo do dia 20 de julho, a Ponte Internacional será também animada com concertos do pop ao flamenco, da eletrónica ao jazz, numa parceria do IKFEM Festival Tui-Valença com a AIE (entidade espanhola de Gestão dos Artistas Intérpretes ou Executantes de Música) e a Associação Portuguesa D’Orfeu. A representar Portugal estarão Sara Cruz, cantora e compositora com influências folk-pop; Anna Setton, cantautora e violinista brasileira, residente em Lisboa, que combina jazz com bossa nova; e María Café, do alto dos montes de Amiais às ondas do mar das praias de Ílhavo, com música pop. Do lado espanhol, Magalí Datzira, contrabaixista, cantora e compositora de Barcelona, com influências jazz, funk e pop electrónico; Javier Idoipe com o seu acórdeão, o piano e a guitarra, acompanhados pela electrónica; e o guitarrista flamenco, Marcos de Silva.
Entardecer · Maria Café
Ainda no dia 20, a animação continua na Alameda de Santo Domingo de Tui com o concerto inédito de dois pianos, com Chano Domíguez e Mario Laginha, às 22h30 (hora espanhola). “Puro jazz ibérico” reúne estes dois ícones da geração mais internacional do jazz ibérico. Os bilhetes têm um preço simbólico de 5 euros e estão à venda online em www.ikfem.com.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.