O "IKFEM Festival" está de volta a Valença e Tui, de 17 a 21 de julho. Salvador Sobral & Marco Mezquida, Jorge Palma & Orquesta Sinfónica Eurorregión e Orquesta RTVE & Marta Menezes são alguns dos concertos, em destaque, na 12ª edição.
Segundo uma nota da autarquia, um dos momentos altos deste evento transfronteiriço acontece no sábado, dia 20, entre as 11h30 e as 21h30, na Ponte Internacional que voltará a estar fechada ao trânsito para receber a Mostra Criativa e Enogastronómica, de acesso gratuito. Ao longo dos cerca de 400 metros da ponte estarão 30 stands de gastronomia e artesanato representativos do melhor de Portugal e Espanha. A convocatória para a Mostra Criativa está aberta até ao dia 7 de julho. Haverá ainda lugar a showcookings com reputados chefs de cozinha, a anunciar em breve.
A programação integra ainda os concertos de Salvador Sobral & Marco Mezquida, 17 de julho, María Hinojosa & Trío Preseli, 18 de julho, Jorge Palma & Orquesta Sinfónica Eurorregión, 19 de julho e o Coro de la Orquesta Sinfónica de Galicia, no dia 21. A Orquesta RTVE & Marta Menezes atuam no dia 6 de setembro.
Ao longo do dia 20 de julho, a Ponte Internacional será também animada com concertos do pop ao flamenco, da eletrónica ao jazz, numa parceria do IKFEM Festival Tui-Valença com a AIE (entidade espanhola de Gestão dos Artistas Intérpretes ou Executantes de Música) e a Associação Portuguesa D’Orfeu. A representar Portugal estarão Sara Cruz, cantora e compositora com influências folk-pop; Anna Setton, cantautora e violinista brasileira, residente em Lisboa, que combina jazz com bossa nova; e María Café, do alto dos montes de Amiais às ondas do mar das praias de Ílhavo, com música pop. Do lado espanhol, Magalí Datzira, contrabaixista, cantora e compositora de Barcelona, com influências jazz, funk e pop electrónico; Javier Idoipe com o seu acórdeão, o piano e a guitarra, acompanhados pela electrónica; e o guitarrista flamenco, Marcos de Silva.
Entardecer · Maria Café
Ainda no dia 20, a animação continua na Alameda de Santo Domingo de Tui com o concerto inédito de dois pianos, com Chano Domíguez e Mario Laginha, às 22h30 (hora espanhola). “Puro jazz ibérico” reúne estes dois ícones da geração mais internacional do jazz ibérico. Os bilhetes têm um preço simbólico de 5 euros e estão à venda online em www.ikfem.com.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.