O "IKFEM Festival" está de volta a Valença e Tui, de 17 a 21 de julho. Salvador Sobral & Marco Mezquida, Jorge Palma & Orquesta Sinfónica Eurorregión e Orquesta RTVE & Marta Menezes são alguns dos concertos, em destaque, na 12ª edição.
Segundo uma nota da autarquia, um dos momentos altos deste evento transfronteiriço acontece no sábado, dia 20, entre as 11h30 e as 21h30, na Ponte Internacional que voltará a estar fechada ao trânsito para receber a Mostra Criativa e Enogastronómica, de acesso gratuito. Ao longo dos cerca de 400 metros da ponte estarão 30 stands de gastronomia e artesanato representativos do melhor de Portugal e Espanha. A convocatória para a Mostra Criativa está aberta até ao dia 7 de julho. Haverá ainda lugar a showcookings com reputados chefs de cozinha, a anunciar em breve.
A programação integra ainda os concertos de Salvador Sobral & Marco Mezquida, 17 de julho, María Hinojosa & Trío Preseli, 18 de julho, Jorge Palma & Orquesta Sinfónica Eurorregión, 19 de julho e o Coro de la Orquesta Sinfónica de Galicia, no dia 21. A Orquesta RTVE & Marta Menezes atuam no dia 6 de setembro.
Ao longo do dia 20 de julho, a Ponte Internacional será também animada com concertos do pop ao flamenco, da eletrónica ao jazz, numa parceria do IKFEM Festival Tui-Valença com a AIE (entidade espanhola de Gestão dos Artistas Intérpretes ou Executantes de Música) e a Associação Portuguesa D’Orfeu. A representar Portugal estarão Sara Cruz, cantora e compositora com influências folk-pop; Anna Setton, cantautora e violinista brasileira, residente em Lisboa, que combina jazz com bossa nova; e María Café, do alto dos montes de Amiais às ondas do mar das praias de Ílhavo, com música pop. Do lado espanhol, Magalí Datzira, contrabaixista, cantora e compositora de Barcelona, com influências jazz, funk e pop electrónico; Javier Idoipe com o seu acórdeão, o piano e a guitarra, acompanhados pela electrónica; e o guitarrista flamenco, Marcos de Silva.
Entardecer · Maria Café
Ainda no dia 20, a animação continua na Alameda de Santo Domingo de Tui com o concerto inédito de dois pianos, com Chano Domíguez e Mario Laginha, às 22h30 (hora espanhola). “Puro jazz ibérico” reúne estes dois ícones da geração mais internacional do jazz ibérico. Os bilhetes têm um preço simbólico de 5 euros e estão à venda online em www.ikfem.com.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.