O Município de Valença vai reviver a tradicional festa das maias, entre 1 e 7 de maio, com o "Valença Flor de Maio". A programação integra uma exposição floral no Jardim Municipal, várias decorações nas portas de entrada na Fortaleza, nas praças, nos comércios e nas instituições e ainda uma Festa Flower Power.
No total, serão 57 grupos valencianos a dar corpo à iniciativa que procurará juntar as juntas de freguesia, as IPSS’s, as associações culturais, recreativas e desportivas, os grupos de catequese e os estabelecimentos comerciais.
A abertura da iniciativa está marcada para a próxima segunda-feira, dia 1 de maio, pelas 17h00, com um concerto do grupo valenciano “Fados&Tal”, no Jardim Municipal.
De acordo com a autarquia, todas as freguesias do concelho vão participar com os seus arranjos florais numa mostra que percorrerá toda a vedação do Jardim Municipal da Avenida de Espanha e da Avenida Tito Fontes. A principal porta de entrada no jardim, virada para a Avenida Tito Fontes, estará a cargo do Corpo Nacional de Escutas de Valença e a porta virada para a Avenida de Espanha a cargo do grupo Valença Arte nas Mãos. A decoração do Coreto Municipal estará a cargo da APPACDM Valença e da Escola de Música de São Pedro da Torre.
As Portas do Sol, da Coroada, do Meio e do Revelim da Coroada serão ainda decoradas por sete IPSS’s do concelho com intervenções artísticas florais.
A partir de hoje, 28 de abril, a Câmara Municipal vai ainda disponibilizar giesta para todos os interessados nos seguintes locais: Largo dos inválidos (Rua da Oliveira, por trás da residencial Portas do Sol); Revelim das Portas do Sol; Traseiras da Capela Militar do Bom Jesus; Estação dos caminhos de ferro e Campo da feira (cidade nova).
No penúltimo dia, 6 de maio, a animação estará ainda a cargo da Festa Flower Power que contará com a presença dos bares da cidade. Entre as presenças da noite estarão os Cromos da Noite, Paulo Baixinho e Pedro Lima.
Pode consultar o cartaz na íntegra, aqui:

Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, rejeitou esta terça-feira qualquer ilegalidade na revisão orçamental aprovada pelo executivo socialista, garantindo que o procedimento adotado respeita a lei e não desrespeita a Assembleia Municipal.
Os céus de Viana do Castelo vão ser cortados esta quarta-feira pelo som característico dos F-16M da Força Aérea Portuguesa. A passagem está marcada para as 10h28 e integra o último treino operacional do ano, que garante a qualificação dos pilotos militares.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” conta, este ano, com uma edição especial de Ano Novo, a realizar-se esta quarta-feira, 31 de dezembro, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, entre as 10h00 e as 20h00.
O vereador do Chega na Câmara Municipal de Viana do Castelo acusou esta terça-feira a maioria socialista de ter cometido um “grave incumprimento da lei” ao aprovar uma revisão orçamental sem a submeter à apreciação da Assembleia Municipal.