O Município de Valença vai reviver a tradicional festa das maias, entre 1 e 7 de maio, com o "Valença Flor de Maio". A programação integra uma exposição floral no Jardim Municipal, várias decorações nas portas de entrada na Fortaleza, nas praças, nos comércios e nas instituições e ainda uma Festa Flower Power.
No total, serão 57 grupos valencianos a dar corpo à iniciativa que procurará juntar as juntas de freguesia, as IPSS’s, as associações culturais, recreativas e desportivas, os grupos de catequese e os estabelecimentos comerciais.
A abertura da iniciativa está marcada para a próxima segunda-feira, dia 1 de maio, pelas 17h00, com um concerto do grupo valenciano “Fados&Tal”, no Jardim Municipal.
De acordo com a autarquia, todas as freguesias do concelho vão participar com os seus arranjos florais numa mostra que percorrerá toda a vedação do Jardim Municipal da Avenida de Espanha e da Avenida Tito Fontes. A principal porta de entrada no jardim, virada para a Avenida Tito Fontes, estará a cargo do Corpo Nacional de Escutas de Valença e a porta virada para a Avenida de Espanha a cargo do grupo Valença Arte nas Mãos. A decoração do Coreto Municipal estará a cargo da APPACDM Valença e da Escola de Música de São Pedro da Torre.
As Portas do Sol, da Coroada, do Meio e do Revelim da Coroada serão ainda decoradas por sete IPSS’s do concelho com intervenções artísticas florais.
A partir de hoje, 28 de abril, a Câmara Municipal vai ainda disponibilizar giesta para todos os interessados nos seguintes locais: Largo dos inválidos (Rua da Oliveira, por trás da residencial Portas do Sol); Revelim das Portas do Sol; Traseiras da Capela Militar do Bom Jesus; Estação dos caminhos de ferro e Campo da feira (cidade nova).
No penúltimo dia, 6 de maio, a animação estará ainda a cargo da Festa Flower Power que contará com a presença dos bares da cidade. Entre as presenças da noite estarão os Cromos da Noite, Paulo Baixinho e Pedro Lima.
Pode consultar o cartaz na íntegra, aqui:

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.