O Município de Valença vai reviver a tradicional festa das maias, entre 1 e 7 de maio, com o "Valença Flor de Maio". A programação integra uma exposição floral no Jardim Municipal, várias decorações nas portas de entrada na Fortaleza, nas praças, nos comércios e nas instituições e ainda uma Festa Flower Power.
No total, serão 57 grupos valencianos a dar corpo à iniciativa que procurará juntar as juntas de freguesia, as IPSS’s, as associações culturais, recreativas e desportivas, os grupos de catequese e os estabelecimentos comerciais.
A abertura da iniciativa está marcada para a próxima segunda-feira, dia 1 de maio, pelas 17h00, com um concerto do grupo valenciano “Fados&Tal”, no Jardim Municipal.
De acordo com a autarquia, todas as freguesias do concelho vão participar com os seus arranjos florais numa mostra que percorrerá toda a vedação do Jardim Municipal da Avenida de Espanha e da Avenida Tito Fontes. A principal porta de entrada no jardim, virada para a Avenida Tito Fontes, estará a cargo do Corpo Nacional de Escutas de Valença e a porta virada para a Avenida de Espanha a cargo do grupo Valença Arte nas Mãos. A decoração do Coreto Municipal estará a cargo da APPACDM Valença e da Escola de Música de São Pedro da Torre.
As Portas do Sol, da Coroada, do Meio e do Revelim da Coroada serão ainda decoradas por sete IPSS’s do concelho com intervenções artísticas florais.
A partir de hoje, 28 de abril, a Câmara Municipal vai ainda disponibilizar giesta para todos os interessados nos seguintes locais: Largo dos inválidos (Rua da Oliveira, por trás da residencial Portas do Sol); Revelim das Portas do Sol; Traseiras da Capela Militar do Bom Jesus; Estação dos caminhos de ferro e Campo da feira (cidade nova).
No penúltimo dia, 6 de maio, a animação estará ainda a cargo da Festa Flower Power que contará com a presença dos bares da cidade. Entre as presenças da noite estarão os Cromos da Noite, Paulo Baixinho e Pedro Lima.
Pode consultar o cartaz na íntegra, aqui:
Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.
A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.
Este sábado, 5 de abril, às 21h30, terá lugar a encenação da Paixão de Cristo, junto à Capela de São João, na alameda com o mesmo nome, na Vila de Ponte de Lima. A representação estará a cargo de um grupo composto por mais de uma centena de atores amadores da Paróquia de Tadim, Braga.
A III edição do Mercado do Vinho de Ponte da Barca está marcada para os dias 27 e 28 de junho, na Praça da República, oferecendo uma experiência que reúne o melhor do Vinho Verde, a gastronomia local e a cultura regional.
Numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, realizou-se, esta manhã, em Lisboa, a sessão de assinatura dos contratos da medida reforçada "Descarbonização dos Transportes Públicos". O Município de Monção esteve representado pelo seu Presidente, António Barbosa.
Este sábado, dia 5 de abril, às 22h00, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe Augusto Canário & Amigos para um concerto que promete muita animação, desgarradas e música popular portuguesa.
O Regulamento Municipal de Proteção Civil (RMPC) de Viana do Castelo, publicado em Diário da República, entra em vigor no dia 23 e visa organizar os serviços da autarquia vianense para esta área.