O Município de Valença vai reviver a tradicional festa das maias, entre 1 e 7 de maio, com o "Valença Flor de Maio". A programação integra uma exposição floral no Jardim Municipal, várias decorações nas portas de entrada na Fortaleza, nas praças, nos comércios e nas instituições e ainda uma Festa Flower Power.
No total, serão 57 grupos valencianos a dar corpo à iniciativa que procurará juntar as juntas de freguesia, as IPSS’s, as associações culturais, recreativas e desportivas, os grupos de catequese e os estabelecimentos comerciais.
A abertura da iniciativa está marcada para a próxima segunda-feira, dia 1 de maio, pelas 17h00, com um concerto do grupo valenciano “Fados&Tal”, no Jardim Municipal.
De acordo com a autarquia, todas as freguesias do concelho vão participar com os seus arranjos florais numa mostra que percorrerá toda a vedação do Jardim Municipal da Avenida de Espanha e da Avenida Tito Fontes. A principal porta de entrada no jardim, virada para a Avenida Tito Fontes, estará a cargo do Corpo Nacional de Escutas de Valença e a porta virada para a Avenida de Espanha a cargo do grupo Valença Arte nas Mãos. A decoração do Coreto Municipal estará a cargo da APPACDM Valença e da Escola de Música de São Pedro da Torre.
As Portas do Sol, da Coroada, do Meio e do Revelim da Coroada serão ainda decoradas por sete IPSS’s do concelho com intervenções artísticas florais.
A partir de hoje, 28 de abril, a Câmara Municipal vai ainda disponibilizar giesta para todos os interessados nos seguintes locais: Largo dos inválidos (Rua da Oliveira, por trás da residencial Portas do Sol); Revelim das Portas do Sol; Traseiras da Capela Militar do Bom Jesus; Estação dos caminhos de ferro e Campo da feira (cidade nova).
No penúltimo dia, 6 de maio, a animação estará ainda a cargo da Festa Flower Power que contará com a presença dos bares da cidade. Entre as presenças da noite estarão os Cromos da Noite, Paulo Baixinho e Pedro Lima.
Pode consultar o cartaz na íntegra, aqui:

A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.