A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
A tradicional Feira Anual dos Santos de Cerdal ganha agora visibilidade nacional e internacional através da mais recente emissão filatélica dos CTT – Correios de Portugal, que lhe dedica quatro selos personalizados com imagens emblemáticas da feira, acompanhados de um booklet comemorativo.
Durante a sessão de apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou que “A Feira dos Santos de Cerdal é a mãe de todas as feiras, um orgulho de Valença, em especial de Cerdal, que ao evocar o segundo aniversário da sua classificação reforça o seu legado, os seus saberes e a sua identidade local”.
Também marcaram presença na sessão o Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Cerqueira, o Presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Hugo Silva, e o Pároco de Cerdal, Gonçalo do Vale, que sublinharam a relevância cultural, histórica e económica da feira, enquanto símbolo identitário e fator de desenvolvimento da freguesia e do concelho.
A iniciativa foi moderada pelo historiador Narciso Serra e contou com a presença de Sofia Pereira, diretora comercial dos CTT, Jorge Palhares, responsável dos CTT em Valença, Manuel Pereira, responsável pela gestão da feira, e Isilda Salvador, técnica municipal.
As “Conversas da Feira” funcionam como um espaço anual de debate, reflexão e valorização do património imaterial associado à Feira dos Santos de Cerdal, classificada desde 2023 como Património Cultural Imaterial de Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural, na categoria das festividades cíclicas.
Esta distinção e a emissão filatélica dos CTT contribuem para que a tradição e os saberes de Cerdal ganhem projeção além-fronteiras, reforçando a identidade local e promovendo a feira como um símbolo cultural de referência.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).