Os Paços do Concelho de Valença receberam a apresentação do projeto de criação do Laboratório de Excelência da Indústria Aeroespacial e Oceânica.
A sessão contou com a presença de representantes de organismos chineses, com destaque para o Vice-Presidente da MicroSat (Centro Espacial Chinês – Yonghe Zhang), da Câmara Municipal de Valença, da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), da Universidade do Minho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Ordem dos engenheiros da região norte, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e de representantes do consórcio da Aeroplanum.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta parceria atrai até Valença, tecnologia, conhecimento e investimento que abrirá novos horizontes para colocarmos o Aeródromo de Cerval, como elemento âncora estratégico ao serviço de Valença e de toda esta região transfronteiriça, potenciando as novas tecnologias, a criação de empresas tecnológicas e gerando emprego altamente qualificado”.
Este novo laboratório tem por grande objetivo desenvolver tecnologias e sistemas para a exploração e gestão sustentável do espaço e das energias oceânicas, testando soluções tecnológicas inovadoras nestas áreas e sendo o embrião de novas empresas, altamente qualificadas nestas áreas com forte impacto na dimensão tecnológica e de investigação aplicada no campo aeroespacial.
Após a reunião nos Paços do Concelho de Valença a comitiva visitou as instalações do Aeródromo de Cerval, onde tiveram a oportunidade de ver, in loco, o potencial deste espaço para o possível acolhimento deste tipo de centros de excelência.
O avanço desta iniciativa decorre do forte empenho para a criação de um laboratório designado STARLAB promovido pela Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que tem vindo a unir esforços para que seja estabelecida entre Portugal e a China uma base sólida e reconhecida rede de parceiros internacionais.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.