Os Paços do Concelho de Valença receberam a apresentação do projeto de criação do Laboratório de Excelência da Indústria Aeroespacial e Oceânica.
A sessão contou com a presença de representantes de organismos chineses, com destaque para o Vice-Presidente da MicroSat (Centro Espacial Chinês – Yonghe Zhang), da Câmara Municipal de Valença, da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), da Universidade do Minho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Ordem dos engenheiros da região norte, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e de representantes do consórcio da Aeroplanum.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta parceria atrai até Valença, tecnologia, conhecimento e investimento que abrirá novos horizontes para colocarmos o Aeródromo de Cerval, como elemento âncora estratégico ao serviço de Valença e de toda esta região transfronteiriça, potenciando as novas tecnologias, a criação de empresas tecnológicas e gerando emprego altamente qualificado”.
Este novo laboratório tem por grande objetivo desenvolver tecnologias e sistemas para a exploração e gestão sustentável do espaço e das energias oceânicas, testando soluções tecnológicas inovadoras nestas áreas e sendo o embrião de novas empresas, altamente qualificadas nestas áreas com forte impacto na dimensão tecnológica e de investigação aplicada no campo aeroespacial.
Após a reunião nos Paços do Concelho de Valença a comitiva visitou as instalações do Aeródromo de Cerval, onde tiveram a oportunidade de ver, in loco, o potencial deste espaço para o possível acolhimento deste tipo de centros de excelência.
O avanço desta iniciativa decorre do forte empenho para a criação de um laboratório designado STARLAB promovido pela Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que tem vindo a unir esforços para que seja estabelecida entre Portugal e a China uma base sólida e reconhecida rede de parceiros internacionais.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).