Mostra fotográfica de rostos do mundo, leitura de poesias em várias línguas, testemunhos de refugiados em documentário são as atividades que marcam a edição de 2025, da Semana da Interculturalidade em Valença.
Fotografias “Um Só Mundo, Muitos Olhares”
“Um Só Mundo, Muitos Olhares” é o título de uma exposição que reúne registros fotográficos, de três fotógrafos, com olhares sobre o mundo. A exposição estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Valença, entre 7 e 26 de abril, com fotografias de António Fortuna, Olhar D’um Minhoto e ArtenoBásico de Daniel Vaz.
Esta é uma viagem fotográfica, por diferentes culturas, revelando a essência da humanidade, com reflexos de diferentes expressões culturais e emocionais que nos unem.
Poesias “Versos que Transcendem Fronteiras”
“Versos que Transcendem Fronteiras” é um convite para assistir a uma sessão de poesia, com leitura de poemas de autores conceituados, de vários cantos do mundo, em várias línguas. A atividade vai ser dinamizada pelo Grupo de Teatro Amador VerdeVejo e pela professora Rosa Ribeiro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença, sexta-feira 11 de abril, às 21h00, na Biblioteca Municipal.
Documentário “MOHSIN”
“Mohsin” é a história inspiradora de resiliência, de um refugiado iraquiano, que serve de base a um documentário projetado, em 1 de Abril, para os alunos das turmas de português língua de acolhimento (PLA) do Centro Qualifica de Valença.
Esta é uma história de vida, contada na primeira pessoa, que traça o perfil de um refugiado e projeta uma homenagem à força e coragem dos refugiados que foram forçados a deixar os seus países devido a conflitos ou perseguições.
Estas iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal de Valença, através do Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM), em parceria com a – Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN).
O Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM) funciona no Pavilhão B, nos Serviços de Ação Social, do Município, na Avenida da Juventude. Estes serviços podem ser consultados presencialmente, através do telefone 251 806 045 ou do e-mail integrate.valenca@gmail.com
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.