Mostra fotográfica de rostos do mundo, leitura de poesias em várias línguas, testemunhos de refugiados em documentário são as atividades que marcam a edição de 2025, da Semana da Interculturalidade em Valença.
Fotografias “Um Só Mundo, Muitos Olhares”
“Um Só Mundo, Muitos Olhares” é o título de uma exposição que reúne registros fotográficos, de três fotógrafos, com olhares sobre o mundo. A exposição estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Valença, entre 7 e 26 de abril, com fotografias de António Fortuna, Olhar D’um Minhoto e ArtenoBásico de Daniel Vaz.
Esta é uma viagem fotográfica, por diferentes culturas, revelando a essência da humanidade, com reflexos de diferentes expressões culturais e emocionais que nos unem.
Poesias “Versos que Transcendem Fronteiras”
“Versos que Transcendem Fronteiras” é um convite para assistir a uma sessão de poesia, com leitura de poemas de autores conceituados, de vários cantos do mundo, em várias línguas. A atividade vai ser dinamizada pelo Grupo de Teatro Amador VerdeVejo e pela professora Rosa Ribeiro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença, sexta-feira 11 de abril, às 21h00, na Biblioteca Municipal.
Documentário “MOHSIN”
“Mohsin” é a história inspiradora de resiliência, de um refugiado iraquiano, que serve de base a um documentário projetado, em 1 de Abril, para os alunos das turmas de português língua de acolhimento (PLA) do Centro Qualifica de Valença.
Esta é uma história de vida, contada na primeira pessoa, que traça o perfil de um refugiado e projeta uma homenagem à força e coragem dos refugiados que foram forçados a deixar os seus países devido a conflitos ou perseguições.
Estas iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal de Valença, através do Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM), em parceria com a – Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN).
O Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM) funciona no Pavilhão B, nos Serviços de Ação Social, do Município, na Avenida da Juventude. Estes serviços podem ser consultados presencialmente, através do telefone 251 806 045 ou do e-mail integrate.valenca@gmail.com
Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) organizou um jantar, intimista e bem-humorado, em honra de Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro.
A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.
Os melhores pilotos do Mundo marcaram presença, no fim de semana, no TrialGP Portugal em Viana do Castelo. Os fãs da modalidade fizeram questão de marcar presença e ficaram encantados com as manobras e com a cidade, que fez de tudo para que a prova fosse um grande sucesso. O ambiente criado pelos vianenses e visitantes em redor do evento tornou a prova muito especial.
Pelo segundo ano consecutivo, o Politécnico de Viana do Castelo integra o prestigiado Times Higher Education World University Rankings by Subject, figurando entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo.