Mostra fotográfica de rostos do mundo, leitura de poesias em várias línguas, testemunhos de refugiados em documentário são as atividades que marcam a edição de 2025, da Semana da Interculturalidade em Valença.
Fotografias “Um Só Mundo, Muitos Olhares”
“Um Só Mundo, Muitos Olhares” é o título de uma exposição que reúne registros fotográficos, de três fotógrafos, com olhares sobre o mundo. A exposição estará patente ao público na Biblioteca Municipal de Valença, entre 7 e 26 de abril, com fotografias de António Fortuna, Olhar D’um Minhoto e ArtenoBásico de Daniel Vaz.
Esta é uma viagem fotográfica, por diferentes culturas, revelando a essência da humanidade, com reflexos de diferentes expressões culturais e emocionais que nos unem.
Poesias “Versos que Transcendem Fronteiras”
“Versos que Transcendem Fronteiras” é um convite para assistir a uma sessão de poesia, com leitura de poemas de autores conceituados, de vários cantos do mundo, em várias línguas. A atividade vai ser dinamizada pelo Grupo de Teatro Amador VerdeVejo e pela professora Rosa Ribeiro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença, sexta-feira 11 de abril, às 21h00, na Biblioteca Municipal.
Documentário “MOHSIN”
“Mohsin” é a história inspiradora de resiliência, de um refugiado iraquiano, que serve de base a um documentário projetado, em 1 de Abril, para os alunos das turmas de português língua de acolhimento (PLA) do Centro Qualifica de Valença.
Esta é uma história de vida, contada na primeira pessoa, que traça o perfil de um refugiado e projeta uma homenagem à força e coragem dos refugiados que foram forçados a deixar os seus países devido a conflitos ou perseguições.
Estas iniciativas são promovidas pela Câmara Municipal de Valença, através do Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM), em parceria com a – Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e da Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN).
O Centro Local de Apoio à Integração do Migrante (CLAIM) funciona no Pavilhão B, nos Serviços de Ação Social, do Município, na Avenida da Juventude. Estes serviços podem ser consultados presencialmente, através do telefone 251 806 045 ou do e-mail integrate.valenca@gmail.com
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.