Logo
Regional

Valença eliminou 490 ninhos de vespa asiática em 2023

25 Janeiro, 2024 | 20:48
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Proteção Civil Municipal de Valença, eliminou 490 ninhos de vespas asiáticas em 2023, “num número recorde de intervenções realizadas”.

A Câmara de Valença indicou que, em 2020, eliminou 464 ninhos do concelho, que em 2021 foram 415 e, em 2022, 450.

Em comunicado, o município pede a “colaboração da comunidade” na identificação de ninhos de vespa, uma tarefa que é “mais fácil” nesta época do ano “em que muitas árvores perdem a folhagem”.

A câmara pede a quem localize um ninho que alerte a equipa de Proteção Civil Municipal de Valença através do telefone 912 572 241 ou 251 800 331.

Em outubro, o presidente da Federação Nacional de Apicultores de Portugal (FNAP) disse que a produção de mel no Norte e Centro do país sofreu uma quebra superior a 35% nos últimos anos, devida à praga da vespa asiática.

“A federação tem 45 associados e um total de 700 mil colmeias a nível nacional. As zonas de maior pressão da vespa asiática são o Norte e Centro do país. Nestas zonas, cerca de 200 mil colmeias que produziam, em média, 12 quilogramas de mel por ano estão, atualmente, a produzir entre quatro e cinco quilogramas”, alertou Manuel Gonçalves.

Na ocasião, o presidente da Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL) revelou que, entre 01 de fevereiro e 30 de abril, foram erradicadas 40.600 vespas asiáticas fundadoras, com capacidade para criar outros tantos ninhos, em 146 locais do Alto Minho.

Alberto Dias explicou que a operação de destruição das 40.600 vespas fundadoras foi realizada através da instalação de 300 armadilhas em 146 locais de pesquisa nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

O responsável sublinhou que, se aquelas vespas predadoras não tivessem sido destruídas, a região passaria a ter mais 40.600 ninhos, sendo que cada um alberga cerca de duas mil vespas obreiras.

Os primeiros indícios da presença da vespa velutina no distrito de Viana do Castelo surgiram em 2011, mas a situação começou a agravar-se a partir do final do ano seguinte.

A praga começa a ser visível na primavera. Os ninhos começam por ter o tamanho de uma bola de pingue-pongue, em maio passa a ter a dimensão de uma bola de futebol e depois transforma-se num cesto que pode ter mais um metro de altura e 80 centímetros de largura.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.