O ato de formalização da adesão ocorreu na sexta-feira, 12 de abril, nos Paços do Concelho.
Após a assinatura da adesão, o município de Valença recebeu a bandeira dourada das Cidades e Vilas que Caminham, uma rede de municípios que tem como objetivo dinamizar novas experiências e soluções de boas práticas nas áreas da mobilidade sustentável, sobretudo a pedonal.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, agradeceu a atribuição da bandeira a Valença considerando um incentivo e uma motivação para conquistar, cada vez, mais espaço no desenho urbano da cidade para as pessoas e a sua mobilidade sustentável.
Paula Teles, presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e fundadora desta rede, destacou que “Queremos ser uma escola de desenho do espaço público para promover a caminhabilidade e colocar em prática os melhores exemplos de políticas urbanas de mobilidade.”.
A Rede de Cidades e Vilas que Caminham tem por grande objetivo incentivar os municípios a apostar por políticas urbanas de mobilidade sustentável que reforcem as condições de caminhabilidade na cidade, melhorem a qualidade de vida urbana, enriqueçam as sociabilidades, melhorem os parâmetros de saúde pública, universalizem a utilização do espaço público para todos, melhorem o comércio local através de centros comerciais ao ar livre, beneficiem a economia circular, diminuam a emissão de gases poluentes, contribuam para a igualdade de género, incrementem a intermodalidade, aumentem a segurança da circulação pedonal e viária, formem técnicos para a abordagem específica e transversal e sensibilizem a população para os benefícios da caminhabilidade.
O ato contou, ainda, com a presença de Pedro Ribeiro da Silva, urbanista e coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, com origens valencianas.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.