Logo
Regional

Valença e Tui com projeto-piloto de transporte público transfronteiriço

19 Setembro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Valença e Tui vão avançar com um projeto-piloto de transporte público transfronteiriço entre os dois núcleos urbanos da Eurocidade, com arranque previsto para o primeiro trimestre de 2025, foi hoje divulgado.

O estudo “Mobilidade Urbana Sustentável Transfronteiriça da Eurocidade Tui.Valença”, hoje apresentado em Valença, sugere que “a implementação da ação-piloto contará com a duração de três meses em dia útil e não útil”.

A autarquia de Valença diz que o arranque do projeto está previsto para o primeiro trimestre de 2025.

De acordo com o estudo, existem “cerca de 5.400 veículos diários a realizar deslocações transfronteiriças entre estes dois territórios”.

“Colocando a hipótese de redução de 25% ou 50% desses movimentos, transferindo-os para o novo transporte público sem emissões, obtemos um potencial de descarbonização de, respetivamente, menos 1,15 ton./CO2 e 2,3ton./CO2 diárias”, descreve-se na síntese do documento.

A proposta “definiu dois cenários de rotas estratégicas que conectam áreas residenciais, comerciais e institucionais, garantindo acesso fácil e eficiente aos principais destinos de ambas as cidades, nomeadamente através das linhas Tui-Valença pelo exterior da Fortaleza, que se considerou prioritária, e Tui-Valença pelo interior da Fortaleza, que se definiu como alternativa”.

O estudo foi apresentado como um contributo para o “incremento da oferta de transportes públicos entre os dois núcleos urbanos da eurocidade”, numa ação integrada no projeto Rede_Gov_Minho, cofinanciado pelo Interreg VI-A, 2021-2027 Espanha-Portugal.

O documento alerta que “questões relacionadas com as normativas comunitárias, mas também especificidades dos estados-membros, constituem um entrave de maior significância”.

Isto porque “as regras impostas dificultam o transporte de passageiros e de mercadorias, bem como ao nível dos quadros jurídicos que envolvem diferenças na regulamentação e atribuição de subsídios públicos”.

Outros entraves identificados “relacionam-se com o sistema de bilhética, uma vez que a taxa de IVA aplicada, por norma, difere de país para país”.

“Além disto, as condições laborais e o idioma (os operadores devem apresentar competências linguísticas para operar nos diferentes países) também se podem revelar como barreiras, na medida em que os trabalhadores são contratados por um país, mas operam também no território vizinho”, refere o estudo.

A análise concluiu por um “predomínio da utilização do automóvel patente por todo o território, sendo que a União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão apresenta uma quota de utilização do automóvel na ordem dos 70,0%”.

“Contrariamente, importa destacar a baixa utilização dos transportes coletivos, na ordem dos 7,0%”, indica.

O documento refere que 3,9% do total dos residentes naquela união de freguesias atravessa a fronteira com Espanha nas deslocações casa-trabalho-ensino.

“Por outro lado, os habitantes que realizam deslocações, maioritariamente, na freguesia de residência, rondam os 48,0%”, acrescenta.

A análise defende ser “fundamental que exista uma articulação estreita entre os municípios e as autoridades de transporte com competências no território visado, bem como se promova a solicitação de autorização aos reguladores nacionais”.

No caso português, a autorização está “sob alçada da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, entidade a quem compete a emissão de pareceres prévios vinculativos, autorizadores do início de operações de serviço público de transportes de passageiros”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Vianense Luísa Peres recebe estatuto de Esperança Olímpica de Vela

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.

Regional 26 Dezembro, 2025

Largo das Neves recebe tradicional Fogueira de Natal

O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao frio

O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.

Internacional 26 Dezembro, 2025

Escola Secundária de Monserrate leva alunos ao Parlamento Europeu

A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.