A Valença Fortaleza de Chocolate abre portas esta sexta-feira, 29 de novembro, às 16h00 e prolonga-se até 8 de dezembro, recheada de doces e irresistíveis tentações de chocolate.
Estátuas de chocolate, showcookings, atelier’s de chocokids, uma infinidade de delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente vão transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal. Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas e sabores.
O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira / mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.
Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.
A Praça da República, o Largo do Governo Militar, o Baluarte do Faro e o Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica da Fortaleza de Valença que vão acolher o evento.
Valença Fortaleza de Chocolate insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca sexta-feira, 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.
Horários:
29 de novembro – 16h00 às 20h00
30 de novembro a 9 de Dezembro – 10h00 às 20h00.
Programa de Animação:
30 de novembro
11h00 – Atelier de Cozinha “Chocokids”
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga A Tu Ritmo
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga A Tu Ritmo
1 de novembro
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga Cantos Somos
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga Cantos Somos
4 de novembro
14h30 – Atelier de Cozinha “Chocokids”
7 de novembro
11h00 – Atelier de Cozinha “Chocokids”
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga A Tu Ritmo
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga A Tu Ritmo
8 de novembro
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga Cantos Somos
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga Cantos Somos
O Politécnico de Viana do Castelo inaugura um mestrado pioneiro em Enfermagem Veterinária Médico-Cirúrgica, oferecendo, pela primeira vez em Portugal, uma formação que integra a intervenção clínica em diversas espécies: pecuária, equinos, animais de companhia, selvagens e exóticos.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima recebe, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 15h00, a apresentação do mais recente livro de Fátima Mendes Marinho, intitulado “Marie Marie”. A iniciativa tem entrada livre e é aberta a toda a comunidade.
A ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional realizou em Pombal o seu Encontro Nacional, que reuniu profissionais e responsáveis de meios de comunicação local e regional para debater a situação da imprensa em Portugal.
A Selecção Nacional de Sub-18 masculina de voleibol conseguiu esta quarta-feira a sua primeira vitória no Torneio WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association), ao derrotar os Países Baixos por 3-2, num jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.
As Comédias do Minho levam até 31 de janeiro o espetáculo “Faz-me um Resumo”, dirigido a crianças do 1.º ciclo e suas famílias. A iniciativa percorre os municípios de Monção, Paredes de Coura, Melgaço e Valença, com sessões para escolas e apresentações abertas ao público familiar. A entrada é gratuita.
O Santa Luzia FC, de Viana do Castelo, é um dos grandes destaques da 28.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, ao ser nomeado para o Grande Prémio do Júri Coletivo. O clube feminino de futsal viveu recentemente a sua época mais histórica, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional, depois de disputar, pela primeira vez na sua história, a final da Liga Placard.
Viana do Castelo recebe no domingo, 25 de janeiro, mais uma edição da Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, iniciativa que já se afirmou como um dos eventos desportivos de referência da região. A prova tem partida marcada para as 10h30, na Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural.