A Valença Fortaleza de Chocolate abre portas esta sexta-feira, 29 de novembro, às 16h00 e prolonga-se até 8 de dezembro, recheada de doces e irresistíveis tentações de chocolate.
Estátuas de chocolate, showcookings, atelier’s de chocokids, uma infinidade de delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente vão transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal. Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas e sabores.
O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira / mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.
Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.
A Praça da República, o Largo do Governo Militar, o Baluarte do Faro e o Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica da Fortaleza de Valença que vão acolher o evento.
Valença Fortaleza de Chocolate insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca sexta-feira, 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.
Horários:
29 de novembro – 16h00 às 20h00
30 de novembro a 9 de Dezembro – 10h00 às 20h00.
Programa de Animação:
30 de novembro
11h00 – Atelier de Cozinha “Chocokids”
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga A Tu Ritmo
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga A Tu Ritmo
1 de novembro
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga Cantos Somos
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga Cantos Somos
4 de novembro
14h30 – Atelier de Cozinha “Chocokids”
7 de novembro
11h00 – Atelier de Cozinha “Chocokids”
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga A Tu Ritmo
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga A Tu Ritmo
8 de novembro
11h30 – Estátuas de Chocolate
15h00 – Charanga Cantos Somos
15h30 – Estátuas de Chocolate
16h30 – Charanga Cantos Somos
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.