“Valença é Natal'23” promete trazer até à cidade raiana 38 dias de magia e espírito natalício para miúdos e graúdos. As atividades começam no dia 1 de dezembro e prolongam-se até ao dia 7 de janeiro.
Segundo uma nota da autarquia, a programação inclui: Acender as Luzes; Fortaleza de Chocolate; Mercado de Natal; Duendelândia; Há Neve na Praça; Concerto de Natal da Eurocidade; Exposição Coletiva de Presépios; Olá 2024 – Passagem de Ano e a Cavalgata de Reis.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, garantiu que a cidade se tornará num “destino preferencial de Natal, onde todos, valencianos e visitantes, desfrutarão das inúmeras atividades que temos para oferecer”.
Descubra a programação, em detalhe, aqui:
𝙑𝘼𝙈𝙊𝙎 𝘼𝘾𝙀𝙉𝘿𝙀𝙍 𝘼𝙎 𝙇𝙐𝙕𝙀𝙎
No dia 1 de dezembro, sexta-feira, o Jardim Municipal recebe o ato simbólico que dará início a todas as celebrações. Às 18h00 as Luzes de Natal de Valença serão ligadas iluminando as principais artérias da cidade.
𝙁𝙊𝙍𝙏𝘼𝙇𝙀𝙕𝘼 𝘿𝙀 𝘾𝙃𝙊𝘾𝙊𝙇𝘼𝙏𝙀
De 1 a 10 de dezembro a Fortaleza de Valença será o destino mais doce deste Natal. No total, serão dez dias, das 10h00 às 20h00, para se deliciar na mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, com showcookings e muita animação itinerante permanente.

𝙈𝙀𝙍𝘾𝘼𝘿𝙊 𝘿𝙀 𝙉𝘼𝙏𝘼𝙇
Nos fins de semana de dezembro, os produtos natalícios conquistam o Jardim Municipal. De 1 a 3, de 8 a 10, de 15 a 17 e de 22 a 23 de dezembro, o Mercado de Natal de Valença transformar-se-á num destino para encontrar e comprar aquele detalhe natalício. Esta atividade contará, também, com um amplo programa de animação cultural.

𝘿𝙐𝙀𝙉𝘿𝙀𝙇𝘼̂𝙉𝘿𝙄𝘼
No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre nos fins de semana de dezembro. De 1 a 3, de 6 a 10, de 15 a 17 e de 22 e 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00, a atividade destina-se aos mais pequenos. Circuito de arborismo, parque trampolim, circuito de comboio, circuito das renas, insufláveis, pinta-faces e a Casa do Pai Natal prometem fazer as delícias das crianças.

𝙃𝘼́ 𝙉𝙀𝙑𝙀 𝙉𝘼 𝙋𝙍𝘼𝘾̧𝘼
A Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de Neve, num spot natalício que promete espalhar a magia da época entre miúdos e graúdos, entre 15 e 23 de dezembro.

𝘾𝙊𝙉𝘾𝙀𝙍𝙏𝙊 𝘿𝙀 𝙉𝘼𝙏𝘼𝙇 𝙀𝙐𝙍𝙊𝘾𝙄𝘿𝘼𝘿𝙀
A 16 de dezembro, o Teatro Municipal de Tui recebe o concerto de Natal da Eurocidade onde as vozes e os instrumentos, dos dois lados do Minho, se fundem para transmitir a sonoridade dos mais emblemáticos temas desta quadra. Mistura Vocal, Coral Vocalis Contrasta, Academia de Música Fortaleza de Valença e Casual Quartet com Maria João Domingues prometem um concerto de Natal memorável.
𝙀𝙓𝙋𝙊𝙎𝙄𝘾̧𝘼̃𝙊 𝘾𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙑𝘼 𝘿𝙀 𝙋𝙍𝙀𝙎𝙀́𝙋𝙄𝙊𝙎
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra voltará a acolher a exposição coletiva de presépios, elaborados pelos movimentos associativos valencianos. Na rotunda da Trapicheira estará o emblemático presépio de troncos de madeira, em tamanho real e a maior estrela-guia de Portugal, uma estrutura com 12 metros de diâmetro, toda iluminada. A exposição poderá ser apreciada entre 17 de dezembro e 5 de janeiro.

𝙊𝙇𝘼́ 2024 | 𝙋𝘼𝙎𝙎𝘼𝙂𝙀𝙈 𝘿𝙀 𝘼𝙉𝙊
Os festejos da Passagem de Ano irão decorrer no Jardim Municipal e prometem muita animação para todas as idades. A autarquia irá divulgar “oportunamente” a programação.
𝘾𝘼𝙑𝘼𝙇𝙂𝘼𝙏𝘼 𝙄𝙉𝙏𝙀𝙍𝙉𝘼𝘾𝙄𝙊𝙉𝘼𝙇 𝘿𝙀 𝙍𝙀𝙄𝙎
Na sexta-feira, 5 de janeiro, pelas 16h00, sairá do Largo da Estação de Valença a Cavalgata Internacional de Reis, que percorrerá as Avenidas centrais de Valença, em direção à Ponte Centenária e daí até ao Paseo da Corredoira, em Tui.

𝘾𝙊𝙈𝙋𝙍𝘼𝙎 𝙉𝙊 𝘾𝙊𝙈𝙀́𝙍𝘾𝙄𝙊 𝙇𝙊𝘾𝘼𝙇
Esta época festiva, além de toda esta animação, também é propícia às compras em família. Este ano, ao realizar as suas compras no comércio local habilita-se a ganhar um dos dez prémios, no valor de 100 euros, para utilizar nas lojas aderentes.

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.