“Valença é Natal'23” promete trazer até à cidade raiana 38 dias de magia e espírito natalício para miúdos e graúdos. As atividades começam no dia 1 de dezembro e prolongam-se até ao dia 7 de janeiro.
Segundo uma nota da autarquia, a programação inclui: Acender as Luzes; Fortaleza de Chocolate; Mercado de Natal; Duendelândia; Há Neve na Praça; Concerto de Natal da Eurocidade; Exposição Coletiva de Presépios; Olá 2024 – Passagem de Ano e a Cavalgata de Reis.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, garantiu que a cidade se tornará num “destino preferencial de Natal, onde todos, valencianos e visitantes, desfrutarão das inúmeras atividades que temos para oferecer”.
Descubra a programação, em detalhe, aqui:
𝙑𝘼𝙈𝙊𝙎 𝘼𝘾𝙀𝙉𝘿𝙀𝙍 𝘼𝙎 𝙇𝙐𝙕𝙀𝙎
No dia 1 de dezembro, sexta-feira, o Jardim Municipal recebe o ato simbólico que dará início a todas as celebrações. Às 18h00 as Luzes de Natal de Valença serão ligadas iluminando as principais artérias da cidade.
𝙁𝙊𝙍𝙏𝘼𝙇𝙀𝙕𝘼 𝘿𝙀 𝘾𝙃𝙊𝘾𝙊𝙇𝘼𝙏𝙀
De 1 a 10 de dezembro a Fortaleza de Valença será o destino mais doce deste Natal. No total, serão dez dias, das 10h00 às 20h00, para se deliciar na mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, com showcookings e muita animação itinerante permanente.
𝙈𝙀𝙍𝘾𝘼𝘿𝙊 𝘿𝙀 𝙉𝘼𝙏𝘼𝙇
Nos fins de semana de dezembro, os produtos natalícios conquistam o Jardim Municipal. De 1 a 3, de 8 a 10, de 15 a 17 e de 22 a 23 de dezembro, o Mercado de Natal de Valença transformar-se-á num destino para encontrar e comprar aquele detalhe natalício. Esta atividade contará, também, com um amplo programa de animação cultural.
𝘿𝙐𝙀𝙉𝘿𝙀𝙇𝘼̂𝙉𝘿𝙄𝘼
No Jardim Municipal, a Duendelândia decorre nos fins de semana de dezembro. De 1 a 3, de 6 a 10, de 15 a 17 e de 22 e 23 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00, a atividade destina-se aos mais pequenos. Circuito de arborismo, parque trampolim, circuito de comboio, circuito das renas, insufláveis, pinta-faces e a Casa do Pai Natal prometem fazer as delícias das crianças.
𝙃𝘼́ 𝙉𝙀𝙑𝙀 𝙉𝘼 𝙋𝙍𝘼𝘾̧𝘼
A Praça da República, na Fortaleza de Valença, vai encher-se de Neve, num spot natalício que promete espalhar a magia da época entre miúdos e graúdos, entre 15 e 23 de dezembro.
𝘾𝙊𝙉𝘾𝙀𝙍𝙏𝙊 𝘿𝙀 𝙉𝘼𝙏𝘼𝙇 𝙀𝙐𝙍𝙊𝘾𝙄𝘿𝘼𝘿𝙀
A 16 de dezembro, o Teatro Municipal de Tui recebe o concerto de Natal da Eurocidade onde as vozes e os instrumentos, dos dois lados do Minho, se fundem para transmitir a sonoridade dos mais emblemáticos temas desta quadra. Mistura Vocal, Coral Vocalis Contrasta, Academia de Música Fortaleza de Valença e Casual Quartet com Maria João Domingues prometem um concerto de Natal memorável.
𝙀𝙓𝙋𝙊𝙎𝙄𝘾̧𝘼̃𝙊 𝘾𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙑𝘼 𝘿𝙀 𝙋𝙍𝙀𝙎𝙀́𝙋𝙄𝙊𝙎
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra voltará a acolher a exposição coletiva de presépios, elaborados pelos movimentos associativos valencianos. Na rotunda da Trapicheira estará o emblemático presépio de troncos de madeira, em tamanho real e a maior estrela-guia de Portugal, uma estrutura com 12 metros de diâmetro, toda iluminada. A exposição poderá ser apreciada entre 17 de dezembro e 5 de janeiro.
𝙊𝙇𝘼́ 2024 | 𝙋𝘼𝙎𝙎𝘼𝙂𝙀𝙈 𝘿𝙀 𝘼𝙉𝙊
Os festejos da Passagem de Ano irão decorrer no Jardim Municipal e prometem muita animação para todas as idades. A autarquia irá divulgar “oportunamente” a programação.
𝘾𝘼𝙑𝘼𝙇𝙂𝘼𝙏𝘼 𝙄𝙉𝙏𝙀𝙍𝙉𝘼𝘾𝙄𝙊𝙉𝘼𝙇 𝘿𝙀 𝙍𝙀𝙄𝙎
Na sexta-feira, 5 de janeiro, pelas 16h00, sairá do Largo da Estação de Valença a Cavalgata Internacional de Reis, que percorrerá as Avenidas centrais de Valença, em direção à Ponte Centenária e daí até ao Paseo da Corredoira, em Tui.
𝘾𝙊𝙈𝙋𝙍𝘼𝙎 𝙉𝙊 𝘾𝙊𝙈𝙀́𝙍𝘾𝙄𝙊 𝙇𝙊𝘾𝘼𝙇
Esta época festiva, além de toda esta animação, também é propícia às compras em família. Este ano, ao realizar as suas compras no comércio local habilita-se a ganhar um dos dez prémios, no valor de 100 euros, para utilizar nas lojas aderentes.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.
A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.