Logo
Cultura

Valença e Galiza vão viver uma “autêntica romaria galaico-minhota” esta segunda-feira

8 Abril, 2023 | 10:33
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Esta segunda-feira, 10 de abril, o rio Minho voltará a ser palco de uma tradição pascal por parte dos pescadores de Cristelo Covo, em Valença e de Sobrado, em Tomiño (Galiza). A Cruz Pascal atravessará o Rio Minho, num tradicional compasso pascal transfronteiriço, com o emblemático Lanço da Cruz, por volta das 16h30. 

São esperados milhares de minhotos e galegos, nas duas margens, nesta tradição secular pascal onde a tradição, a fé e a devoção procurarão misturar o cristianismo com os ancestrais cultos pagãos das águas.

Posteriormente, o Santuário da Senhora da Cabeça, na freguesia de Cristelo Covo, o parque de merendas do Cais de Sobrado – Torron, em Tomiño e o rio Minho serão os recintos de uma autêntica romaria galaico-minhota.

Pelas 17h00, depois da visita pascal a Cristelo-Covo, o pároco com a Cruz Pascal, entrará num barco de pesca, no Cais da Senhora da Cabeça e dirigir-se-á até ao meio do rio. Em Sobrado o desfile dos Chimpins (pequenos tratores) enfeitados, cheios de populares e com a Cruz Pascal dirigir-se-á para o rio e aí embarcarão nos barcos de pesca.

A meio do rio encontrar-se-ão as duas cruzes, com a portuguesa a seguir para Sobrado e a galega para Valença, sendo dada a beijar nas duas margens. Entretanto, os pescadores lançarão as redes benzidas ao rio. Todo o peixe que sair no lance será para o pároco.

Até à noite os sons das gaitas de foles e das treboadas misturar-se-ão com os das concertinas, das castanholas, o rufar dos bombos e tambores numa autêntica romaria galaico-minhota, tendo o rio Minho por inspirador e testemunha.

A devoção dos pescadores portugueses e galegos e as suas invocações, no Lanço da Cruz, criou posteriormente o secular culto à Senhora da Cabeça, no Santuário do mesmo nome, prolongando a festa para terça-feira, Dia da Senhora da Cabeça.

A Câmara Municipal de Valença, em parceria com a União de Freguesias de Arão, Cristelo Covo e Valença e a Paróquia de Cristelo Covo está a trabalhar no sentido de classificar esta festividade como Património Imaterial Nacional.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.