Esta segunda-feira, 10 de abril, o rio Minho voltará a ser palco de uma tradição pascal por parte dos pescadores de Cristelo Covo, em Valença e de Sobrado, em Tomiño (Galiza). A Cruz Pascal atravessará o Rio Minho, num tradicional compasso pascal transfronteiriço, com o emblemático Lanço da Cruz, por volta das 16h30.
São esperados milhares de minhotos e galegos, nas duas margens, nesta tradição secular pascal onde a tradição, a fé e a devoção procurarão misturar o cristianismo com os ancestrais cultos pagãos das águas.

Posteriormente, o Santuário da Senhora da Cabeça, na freguesia de Cristelo Covo, o parque de merendas do Cais de Sobrado – Torron, em Tomiño e o rio Minho serão os recintos de uma autêntica romaria galaico-minhota.

Pelas 17h00, depois da visita pascal a Cristelo-Covo, o pároco com a Cruz Pascal, entrará num barco de pesca, no Cais da Senhora da Cabeça e dirigir-se-á até ao meio do rio. Em Sobrado o desfile dos Chimpins (pequenos tratores) enfeitados, cheios de populares e com a Cruz Pascal dirigir-se-á para o rio e aí embarcarão nos barcos de pesca.
A meio do rio encontrar-se-ão as duas cruzes, com a portuguesa a seguir para Sobrado e a galega para Valença, sendo dada a beijar nas duas margens. Entretanto, os pescadores lançarão as redes benzidas ao rio. Todo o peixe que sair no lance será para o pároco.

Até à noite os sons das gaitas de foles e das treboadas misturar-se-ão com os das concertinas, das castanholas, o rufar dos bombos e tambores numa autêntica romaria galaico-minhota, tendo o rio Minho por inspirador e testemunha.
A devoção dos pescadores portugueses e galegos e as suas invocações, no Lanço da Cruz, criou posteriormente o secular culto à Senhora da Cabeça, no Santuário do mesmo nome, prolongando a festa para terça-feira, Dia da Senhora da Cabeça.

A Câmara Municipal de Valença, em parceria com a União de Freguesias de Arão, Cristelo Covo e Valença e a Paróquia de Cristelo Covo está a trabalhar no sentido de classificar esta festividade como Património Imaterial Nacional.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.