Esta segunda-feira, 10 de abril, o rio Minho voltará a ser palco de uma tradição pascal por parte dos pescadores de Cristelo Covo, em Valença e de Sobrado, em Tomiño (Galiza). A Cruz Pascal atravessará o Rio Minho, num tradicional compasso pascal transfronteiriço, com o emblemático Lanço da Cruz, por volta das 16h30.
São esperados milhares de minhotos e galegos, nas duas margens, nesta tradição secular pascal onde a tradição, a fé e a devoção procurarão misturar o cristianismo com os ancestrais cultos pagãos das águas.

Posteriormente, o Santuário da Senhora da Cabeça, na freguesia de Cristelo Covo, o parque de merendas do Cais de Sobrado – Torron, em Tomiño e o rio Minho serão os recintos de uma autêntica romaria galaico-minhota.

Pelas 17h00, depois da visita pascal a Cristelo-Covo, o pároco com a Cruz Pascal, entrará num barco de pesca, no Cais da Senhora da Cabeça e dirigir-se-á até ao meio do rio. Em Sobrado o desfile dos Chimpins (pequenos tratores) enfeitados, cheios de populares e com a Cruz Pascal dirigir-se-á para o rio e aí embarcarão nos barcos de pesca.
A meio do rio encontrar-se-ão as duas cruzes, com a portuguesa a seguir para Sobrado e a galega para Valença, sendo dada a beijar nas duas margens. Entretanto, os pescadores lançarão as redes benzidas ao rio. Todo o peixe que sair no lance será para o pároco.

Até à noite os sons das gaitas de foles e das treboadas misturar-se-ão com os das concertinas, das castanholas, o rufar dos bombos e tambores numa autêntica romaria galaico-minhota, tendo o rio Minho por inspirador e testemunha.
A devoção dos pescadores portugueses e galegos e as suas invocações, no Lanço da Cruz, criou posteriormente o secular culto à Senhora da Cabeça, no Santuário do mesmo nome, prolongando a festa para terça-feira, Dia da Senhora da Cabeça.

A Câmara Municipal de Valença, em parceria com a União de Freguesias de Arão, Cristelo Covo e Valença e a Paróquia de Cristelo Covo está a trabalhar no sentido de classificar esta festividade como Património Imaterial Nacional.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.