Esta segunda-feira, 10 de abril, o rio Minho voltará a ser palco de uma tradição pascal por parte dos pescadores de Cristelo Covo, em Valença e de Sobrado, em Tomiño (Galiza). A Cruz Pascal atravessará o Rio Minho, num tradicional compasso pascal transfronteiriço, com o emblemático Lanço da Cruz, por volta das 16h30.
São esperados milhares de minhotos e galegos, nas duas margens, nesta tradição secular pascal onde a tradição, a fé e a devoção procurarão misturar o cristianismo com os ancestrais cultos pagãos das águas.

Posteriormente, o Santuário da Senhora da Cabeça, na freguesia de Cristelo Covo, o parque de merendas do Cais de Sobrado – Torron, em Tomiño e o rio Minho serão os recintos de uma autêntica romaria galaico-minhota.

Pelas 17h00, depois da visita pascal a Cristelo-Covo, o pároco com a Cruz Pascal, entrará num barco de pesca, no Cais da Senhora da Cabeça e dirigir-se-á até ao meio do rio. Em Sobrado o desfile dos Chimpins (pequenos tratores) enfeitados, cheios de populares e com a Cruz Pascal dirigir-se-á para o rio e aí embarcarão nos barcos de pesca.
A meio do rio encontrar-se-ão as duas cruzes, com a portuguesa a seguir para Sobrado e a galega para Valença, sendo dada a beijar nas duas margens. Entretanto, os pescadores lançarão as redes benzidas ao rio. Todo o peixe que sair no lance será para o pároco.

Até à noite os sons das gaitas de foles e das treboadas misturar-se-ão com os das concertinas, das castanholas, o rufar dos bombos e tambores numa autêntica romaria galaico-minhota, tendo o rio Minho por inspirador e testemunha.
A devoção dos pescadores portugueses e galegos e as suas invocações, no Lanço da Cruz, criou posteriormente o secular culto à Senhora da Cabeça, no Santuário do mesmo nome, prolongando a festa para terça-feira, Dia da Senhora da Cabeça.

A Câmara Municipal de Valença, em parceria com a União de Freguesias de Arão, Cristelo Covo e Valença e a Paróquia de Cristelo Covo está a trabalhar no sentido de classificar esta festividade como Património Imaterial Nacional.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.