Logo
Regional

Valença é Cidade Presépio até 6 de Janeiro

26 Dezembro, 2022 | 14:36
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A exposição coletiva de presépios reproduz a cena do nascimento de Jesus, com várias instalações artísticas na cidade, até ao próximo dia 6 de janeiro.

Um presépio em madeira, com uma altura média de 2,5 metros, com 5 toneladas e oito peças é um dos grandes atrativos da Valença Cidade Presépio. As oito figuras representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, o burro e a vaca, no Largo da Trapicheira, em plena área central da cidade. As peças estão esculpidas em madeira de plátano, a moto-serra e este ano foram enriquecidas com as duas últimas peças a vaca e o burro, pela mão do artista plástico António Nunes.

Na avenida dos Combatentes da Grande Guerra (Cristelo) uma exposição coletiva apresenta 20 presépios criados pelas associações e instituições valencianas. Este ano, pela primeira vez, as instalações artísticas dos presépios foram concentradas na principal avenida de acesso à Fortaleza permitindo outra visibilidade a estes trabalhos.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira “Os presépios são um convite irresistível para visitar, sentir e viver a magia deste Natal em Valença e uma mostra da capacidade empreendedora e criativa das coletividades valencianas que com tanto brio proporcionaram estas obras fantásticas”.

A mostra coletiva de presépios alarga-se às montras comerciais, tornando Valença a Cidade Presépio até 6 de Janeiro. Nos estabelecimentos comerciais, no interior da Fortaleza e na área urbana de Valença, os presépios e os motivos natalícios tomaram conta das montras e de muitas fachadas e pórticos do emblemático comércio valenciano.

A exposição coletiva de presépios insere-se na programação natalícia proporcionada por Valença até ao próximo dia 6 de janeiro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.