Logo
Regional

Valença é Cidade Presépio até 6 de Janeiro

26 Dezembro, 2022 | 14:36
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A exposição coletiva de presépios reproduz a cena do nascimento de Jesus, com várias instalações artísticas na cidade, até ao próximo dia 6 de janeiro.

Um presépio em madeira, com uma altura média de 2,5 metros, com 5 toneladas e oito peças é um dos grandes atrativos da Valença Cidade Presépio. As oito figuras representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, o burro e a vaca, no Largo da Trapicheira, em plena área central da cidade. As peças estão esculpidas em madeira de plátano, a moto-serra e este ano foram enriquecidas com as duas últimas peças a vaca e o burro, pela mão do artista plástico António Nunes.

Na avenida dos Combatentes da Grande Guerra (Cristelo) uma exposição coletiva apresenta 20 presépios criados pelas associações e instituições valencianas. Este ano, pela primeira vez, as instalações artísticas dos presépios foram concentradas na principal avenida de acesso à Fortaleza permitindo outra visibilidade a estes trabalhos.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira “Os presépios são um convite irresistível para visitar, sentir e viver a magia deste Natal em Valença e uma mostra da capacidade empreendedora e criativa das coletividades valencianas que com tanto brio proporcionaram estas obras fantásticas”.

A mostra coletiva de presépios alarga-se às montras comerciais, tornando Valença a Cidade Presépio até 6 de Janeiro. Nos estabelecimentos comerciais, no interior da Fortaleza e na área urbana de Valença, os presépios e os motivos natalícios tomaram conta das montras e de muitas fachadas e pórticos do emblemático comércio valenciano.

A exposição coletiva de presépios insere-se na programação natalícia proporcionada por Valença até ao próximo dia 6 de janeiro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Novembro, 2025

Viana do Castelo destaca Presépios de Artesanato nesta época natalícia

A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.

Nacional 30 Novembro, 2025

Como proteger os cães do frio: dicas para cada perfil de patudo

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).