A Eurocidade Tui Valença esteve em destaque numa das maiores feiras internacionais de turismo do mundo, a FITUR, que decorreu entre os dias 22 e 26 de janeiro, em Madrid.
O momento principal ocorreu no sábado com a apresentação da nossa Eurocidade aos operadores turísticos e visitantes desta feira, dentro do stand do Turismo Porto e Norte de Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, e a Vereadora de Turismo do Concelho de Tui, Ana Nuñez Alvarez, e a técnica do Município de Valença Diana Pereira tiveram a oportunidade de dar a conhecer a atratividade turística deste território comum transfronteiriço. José Carpinteira esteve, também, em contacto com diversos operadores turísticos , tendo como objetivo central a divulgação das oportunidades e potencialidades turísticas de Valença.
Foi relevado o facto de a Eurocidade Tui-Valença ser um exemplo único de integração social, cultural, histórica e económica, entre a Galiza e o Norte de Portugal.
A nossa agenda comum de eventos culturais, e desportivos, o património monumental como a Fortaleza de Valença e o Centro Histórico de Tui, o património natural como o Rio Minho, o Monte do Faro e o Monte Aloia, tal como os principais baluartes da gastronomia tradicional e os multiculturais Caminhos de Santiago, mereceram amplo destaque e divulgação.
Merece realce a participação da empresa valenciana Viagens Fernandes nesta feira internacional.
A Eurocidade Tui-Valença afirmou-se na FITUR 2025 como um destino turístico sustentável, onde a colaboração institucional e o desenvolvimento económico transfronteiriço pontificam, sendo uma referência para os visitantes nacionais e internacionais deste evento.
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.