Logo
Regional

Valença distribui contentores de biorresíduos na Fortaleza

28 Junho, 2024 | 15:21
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

A recolha de biorresíduos já é uma realidade em Valença. A iniciativa começou, esta sexta-feira, 28 de junho, em todos os estabelecimentos hoteleiros, de restauração e lares do centro histórico. Os contentores são recolhidos, diariamente, entre as 6h00 e as 8h00. 

Esta sexta-feira, foram ainda distribuídos contentores para os residentes. Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, esta aposta reforça e qualifica “o sistema de recolha de resíduos no centro histórico e o seu correto encaminhamento e tratamento, com grandes ganhos para a sustentabilidade ambiental da Fortaleza”.

Os novos contentores de biorresíduos estão preparados para a recolha de restos alimentares sólidos, como restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos (crus, cozinhados e as cascas), restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá e guardanapos de papel.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Valença é financiada pelo Fundo Ambiental que está a implementar o programa RecolhaBio de apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos. Este programa tem por objetivo promover a redução da deposição de resíduos em aterro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Novembro, 2025

Santa Luzia mantém tradição do moscatel e banana na véspera de Natal em Viana do Castelo

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.

Regional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Presidentes de Junta em sessão dedicada ao reforço da proteção civil

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.

Regional 24 Novembro, 2025

Valença lança “Natal em Movimento” para animar férias escolares de 60 crianças

A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.

Internacional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo encerra participação de sucesso na 26.ª edição do Xantar em Ourense

A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.

Regional 24 Novembro, 2025

Cerveira e Tomiño recebem XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia do Rio Minho

A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.

Regional 24 Novembro, 2025

Inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo terminam esta segunda-feira

As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.

Nacional 24 Novembro, 2025

Julgamento do processo dos antigos trabalhadores dos ENVC arranca 11 anos depois

O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.