A recolha de biorresíduos já é uma realidade em Valença. A iniciativa começou, esta sexta-feira, 28 de junho, em todos os estabelecimentos hoteleiros, de restauração e lares do centro histórico. Os contentores são recolhidos, diariamente, entre as 6h00 e as 8h00.
Esta sexta-feira, foram ainda distribuídos contentores para os residentes. Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, esta aposta reforça e qualifica “o sistema de recolha de resíduos no centro histórico e o seu correto encaminhamento e tratamento, com grandes ganhos para a sustentabilidade ambiental da Fortaleza”.
Os novos contentores de biorresíduos estão preparados para a recolha de restos alimentares sólidos, como restos de legumes, cascas de fruta, carne, peixe, ovos (crus, cozinhados e as cascas), restos de pão e bolos, borras de café, saquetas de chá e guardanapos de papel.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Valença é financiada pelo Fundo Ambiental que está a implementar o programa RecolhaBio de apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos. Este programa tem por objetivo promover a redução da deposição de resíduos em aterro.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.