O Município de Valença atribuiu, esta terça-feira, diplomas a mais de meia centena de movimentos associativos locais pela participação em três iniciativas municipais, ao longo de 2023.
“Valença está orgulhosa de todos os valencianos que vestem a camisola do associativismo, do amor e dedicação a Valença”, exprimiu José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, na cerimónia que decorreu no auditório Dr. Jorge Gama, nos Paços do Concelho.
As iniciativas municipais distinguidas foram: “Valença Flor de Maio”, “Cortejo Etnográfico” e a “Exposição Coletiva de Presépios”.
Na iniciativa “Valença Flor de Maio” participaram 51 coletividades valencianas, com as mais diversas instalações artísticas, tendo por base a temática das maias tradicionais. Esta mostra esteve patente nos espaços públicos da Fortaleza e Jardim Municipal.
No “Cortejo Etnográfico”, das Festas Concelhias de 2023, participaram 35 coletividades mostrando a riqueza etnográfica, cultural e desportiva do concelho.
Na “Exposição Coletiva de Presépios” participaram 21 coletividades com as mais diversas instalações artísticas, na avenida de Cristelo, que em muito enriqueceram a programação de Natal.
O encontro com os movimentos associativos locais serviu, também, para uma abordagem técnica às principais atividades municipais para 2024 em que as coletividades locais são convidadas a participar.
,
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.