O Auditório do Agrupamento Muralhas do Minho, em Valença, foi palco, esta quarta-feira, 17 de abril, da sessão “Liberdade Sem Fronteiras”. A iniciativa tinha como objetivo explicar o 25 de Abril aos migrantes.
Um auditório cheio de migrantes, das mais diversas proveniências do globo e a viver em Valença, assistiu ao documentário “25 minutos de uma Revolução”. A produção do Canal História, sobre os bastidores do 25 de Abril, traça um perfil cronológico dos principais momentos preparatórios da revolução e os que marcaram o dia 25.
A vice-presidente da Câmara de Valença, Ana Paula Xavier, esteve presente na sessão e traçou as linhas básicas da Revolução dos Cravos, as conquistas da democracia, a evolução social destes 50 anos, respondendo ainda às várias questões colocadas pela assistência.
No final foram distribuídos cravos vermelhos a todos os presentes.
Esta iniciativa inseriu-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Valença e pretendeu dar a conhecer, às comunidades migrantes, do concelho, o que foi a Revolução dos Cravos, como era o Portugal de antes e após o 25 de Abril, às conquistas e os valores da liberdade.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença e do projeto Qualifica do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.