O Auditório do Agrupamento Muralhas do Minho, em Valença, foi palco, esta quarta-feira, 17 de abril, da sessão “Liberdade Sem Fronteiras”. A iniciativa tinha como objetivo explicar o 25 de Abril aos migrantes.
Um auditório cheio de migrantes, das mais diversas proveniências do globo e a viver em Valença, assistiu ao documentário “25 minutos de uma Revolução”. A produção do Canal História, sobre os bastidores do 25 de Abril, traça um perfil cronológico dos principais momentos preparatórios da revolução e os que marcaram o dia 25.
A vice-presidente da Câmara de Valença, Ana Paula Xavier, esteve presente na sessão e traçou as linhas básicas da Revolução dos Cravos, as conquistas da democracia, a evolução social destes 50 anos, respondendo ainda às várias questões colocadas pela assistência.
No final foram distribuídos cravos vermelhos a todos os presentes.
Esta iniciativa inseriu-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Valença e pretendeu dar a conhecer, às comunidades migrantes, do concelho, o que foi a Revolução dos Cravos, como era o Portugal de antes e após o 25 de Abril, às conquistas e os valores da liberdade.
A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Valença e do projeto Qualifica do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.