À "Mesa em Fevereiro" é o nome da iniciativa que vai levar o bacalhau à São Teotónio, aos restaurantes aderentes, pelo concelho de Valença, entre 16 e 28 de fevereiro. A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em parceria com as unidades de restauração locais.
No total, são 14 os restaurantes que convidam os apreciadores de bacalhau a virem até Valença nos próximos dias. O bacalhau à São Teotónio, é um prato de “sabor genuíno”, com nome de santo, em homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença. Há séculos que por Valença, se apuram os sabores e a arte de apresentar as receitas de bacalhau.
Entre a lista dos restaurantes aderentes está a “Adega do João” e a “Fonte D’Ouro”, em Cerdal, a “Baluarte”, a “Coroa Verde”, a “Cristina”, o “Fatum”, o “Mané”, o “Muralha”, a “Pousada de São Teotónio” e o “Rocha e Grill”, em Valença, a “MariTone”, em Gandra, a “Merendola”, em Ganfei e “O Escondido” e “O Neves”, em São Pedro da Torre.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.