Valença celebrou o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas dedicadas à valorização, sensibilização e promoção do bem-estar das mulheres, que decorreram durante toda a semana.
As atividades, que decorreram ao longo da semana, abrangeram diferentes áreas, desde o cuidado pessoal até à educação e saúde, reforçando o compromisso da comunidade com a igualdade de género e o empoderamento feminino.
Uma das iniciativas destacadas foi a oferta de atividades de Beleza e Bem-Estar a mulheres que frequentam as IPSS’s locais, realizadas em salões de cabeleireiro e centros de estética locais. Estas ações proporcionaram às participantes um momento especial de atenção e dedicação, promovendo a autoestima e o autocuidado.
O Município de Valença agradece a participação, atenção e todo o carinho que os salões de cabeleireiro e centros de estética que participaram nesta edição, tiveram com as ‘nossas’ mulheres seniores. Foram eles: Salão de Cabeleireiro – Fernanda Rocha | Cláudia Barros | Paula Simões | Filipa Almeida | Lara Faria. Gabinetes de Estéticas – Ana Martins | Filipa Rodrigues.
Decorreu, também, uma sessão dinamizada pelo projeto “Recomeçar Mais Perto”, dirigida aos alunos do 9.º ano. A violência doméstica e a violência no namoro foi o foco desta ação de sensibilização. Os jovens foram sensibilizados para a importância de construir relações saudáveis e igualitárias, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Outro momento marcante da semana foi o workshop dedicado à menopausa, que visou desmistificar este período de transição na vida das mulheres e capacitá-las para lidar com as mudanças físicas e emocionais que ele traz. A sessão foi orientada por Cristina Mesquita de Oliveira, Presidente da Associação Vidas – Associação Portuguesa de Menopausa e autora do livro “Descomplicar a Menopausa”.
De realçar, também, que todas as trabalhadoras do Município receberam uma planta (suculenta) para registar e assinalar a celebração desta data tão importante. Este gesto simbólico serve como uma lembrança duradoura da importância de promover a igualdade de género e o respeito mútuo.
As suculentas, conhecidas pela sua resistência e capacidade de florescer em diferentes condições, foram escolhidas como uma metáfora para a força, a resiliência e a beleza das mulheres. Cada planta representa um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e profissional.
As iniciativas promovidas pelo Município de Valença refletem o compromisso da autarquia com a promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres. Através de ações que abrangeram diferentes faixas etárias e áreas de interesse, Valença reafirma a importância de valorizar e apoiar as mulheres, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Câmara de Viana do Castelo vai acolher, como tem sigo habitual, o Compasso Pascal. A iniciativa está agendada para as 09h00 deste domingo, no Salão Nobre da autarquia vianense.
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se este sábado às 18h00 a Almada para defrontar o Futsal Feijó, em jogo da 22ª e última jornada da fase regular da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa de Viana do Castelo, que já garantiu um lugar no play-off de Campeão, vai tentar a vitória na casa do Feijó para chegar ao 3º lugar.
Na pausa letiva da Páscoa o Município de Viana do Castelo formou 256 funcionários municipais das escolas do Concelho em Primeiros Socorros.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
Mais de 1.500 acidentes rodoviários, dos quais resultaram dois mortos, 30 feridos graves e 447 feridos ligeiros, foram registados pela GNR durante a Operação Páscoa 2025, que começou na sexta-feira, segundo um balanço provisório.
O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.