Logo
Regional

Valença debateu o desenvolvimento Empresarial Transfronteiriço

23 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A Biblioteca Municipal de Valença recebeu a conferência do MERCATUS subordinado ao tema "Desenvolvimento Empresarial da Região do rio Minho: Desafios e Oportunidades de Cooperação Transfronteiriça e Internacionalização das Empresas".

O evento contou com a presença de empresários, associações do setor empresarial, autarcas e organismos públicos do Norte de Portugal e da Galiza.

O Presidente da Câmara Municipal de Valença esteve na sessão de abertura e destacou a importância destas conferências para potenciar as ligações empresariais nesta região transfronteiriça. José Manuel Carpinteira destacou, ainda, a necessidade de avançar com a implementação do estatuto do trabalhador transfronteiriço, bem como a necessidade de reforço das ligações ferroviárias entre Viana do Castelo, Valença, Vigo, assim como a concretização do comboio de alta velocidade, com paragem em Valença, investimentos e medidas fundamentais para potenciar os negócios neste Minho transfronteiriço.

Esta conferência decorreu no âmbito da MERCATUS – Agrupamento Europeu de Interesse Económico e contou com a organização da CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, da Câmara de Comércio de Tui e a colaboração da Câmara Municipal de Valença e a AECT Rio Minho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.

Regional 9 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra Natal com comércio local e espaços temáticos

Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.

Internacional 9 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença recebe 500 mil euros para projetos culturais e desportivos

Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.

Internacional 9 Dezembro, 2025

IPO reage a apelo de jovem de Viana do Castelo

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.