"Conversas em Torno do Rio Minho" é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).
Esta primeira edição dará especial destaque aos peixes migradores e enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e de toda a bacia do rio Minho com esta problemática.
Este seminário pretende proporcionar uma abordagem técnica e cientifica às problemáticas que mais afetam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Estas são problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a atividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.
A abordagem destas temáticas contará com uma ampla palete de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas e que incluem, ainda, a perspetiva do público geral e das associações locais de pescadores.
O seminário decorrerá todo o dia e estará dividido em dois painéis temáticos.
O primeira painel, com início às 9h30, estará dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Este painel será moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.
O segundo painel, com início às 14h30, estará dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural – Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este painel será moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.
A sessão de abertura contará com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e o encerramento com Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN ).
Onde Se Inscrever?
A participação no seminário é gratuita, está aberta a todos os interessados, mas implica uma inscrição prévia em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPOfzGs0gXAgE1NJ4XHfP9q6T3Mwi2OnUkjscOGAny3j5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.