"Conversas em Torno do Rio Minho" é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).
Esta primeira edição dará especial destaque aos peixes migradores e enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e de toda a bacia do rio Minho com esta problemática.
Este seminário pretende proporcionar uma abordagem técnica e cientifica às problemáticas que mais afetam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Estas são problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a atividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.
A abordagem destas temáticas contará com uma ampla palete de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas e que incluem, ainda, a perspetiva do público geral e das associações locais de pescadores.
O seminário decorrerá todo o dia e estará dividido em dois painéis temáticos.
O primeira painel, com início às 9h30, estará dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Este painel será moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.
O segundo painel, com início às 14h30, estará dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural – Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este painel será moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.
A sessão de abertura contará com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e o encerramento com Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN ).
Onde Se Inscrever?
A participação no seminário é gratuita, está aberta a todos os interessados, mas implica uma inscrição prévia em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPOfzGs0gXAgE1NJ4XHfP9q6T3Mwi2OnUkjscOGAny3j5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.