"Conversas em Torno do Rio Minho" é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).
Esta primeira edição dará especial destaque aos peixes migradores e enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e de toda a bacia do rio Minho com esta problemática.
Este seminário pretende proporcionar uma abordagem técnica e cientifica às problemáticas que mais afetam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Estas são problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a atividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.
A abordagem destas temáticas contará com uma ampla palete de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas e que incluem, ainda, a perspetiva do público geral e das associações locais de pescadores.
O seminário decorrerá todo o dia e estará dividido em dois painéis temáticos.
O primeira painel, com início às 9h30, estará dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Este painel será moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.
O segundo painel, com início às 14h30, estará dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural – Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este painel será moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.
A sessão de abertura contará com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e o encerramento com Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN ).
Onde Se Inscrever?
A participação no seminário é gratuita, está aberta a todos os interessados, mas implica uma inscrição prévia em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPOfzGs0gXAgE1NJ4XHfP9q6T3Mwi2OnUkjscOGAny3j5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.