"Conversas em Torno do Rio Minho" é o seminário que Valença vai promover, terça-feira, 22 de outubro, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE).
Esta primeira edição dará especial destaque aos peixes migradores e enquadra-se nas preocupações crescentes de Valença e de toda a bacia do rio Minho com esta problemática.
Este seminário pretende proporcionar uma abordagem técnica e cientifica às problemáticas que mais afetam o rio Minho, em especial a diminuição dos peixes migradores e espécies nativas, o aumento de espécies invasoras, o impacto das barragens e as alterações climáticas. Estas são problemáticas com grandes impactos no rio Minho, na sua biodiversidade e com consequências, também, para a atividade e sustento económico das comunidades locais de pescadores.
A abordagem destas temáticas contará com uma ampla palete de especialistas portugueses e espanhóis que proporcionarão abordagens científicas, técnicas e que incluem, ainda, a perspetiva do público geral e das associações locais de pescadores.
O seminário decorrerá todo o dia e estará dividido em dois painéis temáticos.
O primeira painel, com início às 9h30, estará dedicado ao contexto e problemática local e contará com intervenções de Yorgos Stratoudakis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), António Marinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), David Sanches da Associação de Pescadores da Ribeira Minho e Pedro Almeida da MARE / Universidade de Évora. Este painel será moderado por Bruno Caldas, da Câmara Municipal de Valença.
O segundo painel, com início às 14h30, estará dedicado às estratégias de gestão e valorização de recursos e contará com intervenções de Fernando Cobo, da Universidade de Santiago de Compostela, Hélder Lopes, da Universidade do Minho e Pablo Caballero Javierre, Xefe de Servizo do Patrimonio Natural – Departamento Territorial da Conselleria de Medio Ambiente e Cambio Climático da Xunta de Galicia e de um representante da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este painel será moderado por Carlos Antunes do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira.
A sessão de abertura contará com a presença de José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e o encerramento com Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN ).
Onde Se Inscrever?
A participação no seminário é gratuita, está aberta a todos os interessados, mas implica uma inscrição prévia em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKPOfzGs0gXAgE1NJ4XHfP9q6T3Mwi2OnUkjscOGAny3j5A/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.