A Câmara Municipal de Valença procedeu à instalação do primeiro Conselho Municipal da Juventude.
Pela primeira vez Valença vai ter um órgão consultivo, de apoio à gestão municipal, onde os jovens de Valença estarão representados e poderão apresentar um conjunto amplo de ideias.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Valença precisa da participação cívica, já, dos nossos jovens, de hoje, na construção de uma sociedade inclusiva e de olhos virados para o futuro que rasgue horizontes de esperança para as novas gerações”.
Após a instalação da comissão verificou-se a eleição de dois secretários, eleição de um representante para o Conselho Municipal de Educação e análise de outros assuntos de interesse para o Município. A presidência deste conselho compete ao Presidente da Câmara e a sua composição está alargada à sociedade civil, com representação de todas as entidades locais em que os jovens participam, desde as associações de jovens, associações de estudantes, juventudes partidárias, entre outras.
Entre as competências deste novo órgão consultivo do município encontram-se todas as matérias relacionadas com a política de juventude em Valença.

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.