Valença assinalou hoje, 18 de fevereiro, o feriado municipal em honra de São Teotónio, o primeiro santo português, natural da freguesia de Ganfei. A sessão solene decorreu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, onde foram homenageados o padre José Maria do Vale, a árbitra Filipa Cunha e a Associação Cultural e Pedagógica "Ponte nas Ondas".
As comemorações iniciaram-se, este sábado de manhã, no edifício dos Paços do Concelho onde se hasteou a bandeira do concelho, com um momento musical da Associação Musical de São Pedro da Torre, tendo-se seguido a deposição de coroas de flores nas estátuas de São Teotónio, na Fortaleza de Valença e em Ganfei.
Na sede da Junta de Freguesia de Ganfei decorreu ainda a missa e a procissão com a participação do Coral Polifónico de São Teotónio.
Durante a sessão solene, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, relembrou os “861 anos” da morte do primeiro santo português, São Teotónio, e afirmou que o “notável legado que perdurou ao longo dos séculos” é uma “forte inspiração para as gerações futuras e um exemplo impar de humildade de quem sucessivamente ocupou vários cargos religiosos para servir o povo”.
“O feriado municipal deve ser vivido por todos, especialmente pelos valencianos. É um dia de celebração da nossa identidade por excelência. É uma marca que evoca todos aqueles que dão de si em prol do concelho”, destacou ainda José Manuel Carpinteira.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.