Valença assinalou hoje, 18 de fevereiro, o feriado municipal em honra de São Teotónio, o primeiro santo português, natural da freguesia de Ganfei. A sessão solene decorreu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, onde foram homenageados o padre José Maria do Vale, a árbitra Filipa Cunha e a Associação Cultural e Pedagógica "Ponte nas Ondas".
As comemorações iniciaram-se, este sábado de manhã, no edifício dos Paços do Concelho onde se hasteou a bandeira do concelho, com um momento musical da Associação Musical de São Pedro da Torre, tendo-se seguido a deposição de coroas de flores nas estátuas de São Teotónio, na Fortaleza de Valença e em Ganfei.
Na sede da Junta de Freguesia de Ganfei decorreu ainda a missa e a procissão com a participação do Coral Polifónico de São Teotónio.
Durante a sessão solene, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, relembrou os “861 anos” da morte do primeiro santo português, São Teotónio, e afirmou que o “notável legado que perdurou ao longo dos séculos” é uma “forte inspiração para as gerações futuras e um exemplo impar de humildade de quem sucessivamente ocupou vários cargos religiosos para servir o povo”.
“O feriado municipal deve ser vivido por todos, especialmente pelos valencianos. É um dia de celebração da nossa identidade por excelência. É uma marca que evoca todos aqueles que dão de si em prol do concelho”, destacou ainda José Manuel Carpinteira.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.
O poder dos afetos e da empatia volta a reunir três antigos estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) com a apresentação do seu mais recente projeto artístico: Amizades inesperadas. O livro, que integra texto, música e ilustração, será oficialmente apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A cidade de Valença inaugura esta sexta-feira, 28 de novembro, às 18h00, a época natalícia com o tradicional acender das luzes de Natal. O evento terá lugar no Jardim Municipal, onde o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e vereadores darão início ao espetáculo luminoso que promete iluminar a cidade até 6 de janeiro.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das principais artérias de Viana do Castelo, vai estar condicionada ao trânsito durante grande parte de dezembro e início de janeiro para acolher o Mercado de Natal. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, com votos contra dos vereadores do PSD/CDS-PP e o apoio do Chega.
O Banco Alimentar Contra a Fome volta a promover, nos dias 29 e 30 de novembro, a sua grande campanha nacional de recolha de alimentos, e o Banco Alimentar de Viana do Castelo prepara-se para mobilizar dezenas de voluntários em várias superfícies comerciais do distrito.
A quinta jornada da Liga Europa trouxe um misto de reafirmação e resistência para as equipas portuguesas. O FC Porto reencontrou o caminho das vitórias com um triunfo convincente por 3-0 sobre o Nice, enquanto o SC Braga mostrou personalidade ao arrancar um empate em Glasgow, mantendo-se em zona de apuramento direto.