Valença assinalou hoje, 18 de fevereiro, o feriado municipal em honra de São Teotónio, o primeiro santo português, natural da freguesia de Ganfei. A sessão solene decorreu no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, onde foram homenageados o padre José Maria do Vale, a árbitra Filipa Cunha e a Associação Cultural e Pedagógica "Ponte nas Ondas".
As comemorações iniciaram-se, este sábado de manhã, no edifício dos Paços do Concelho onde se hasteou a bandeira do concelho, com um momento musical da Associação Musical de São Pedro da Torre, tendo-se seguido a deposição de coroas de flores nas estátuas de São Teotónio, na Fortaleza de Valença e em Ganfei.
Na sede da Junta de Freguesia de Ganfei decorreu ainda a missa e a procissão com a participação do Coral Polifónico de São Teotónio.
Durante a sessão solene, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, relembrou os “861 anos” da morte do primeiro santo português, São Teotónio, e afirmou que o “notável legado que perdurou ao longo dos séculos” é uma “forte inspiração para as gerações futuras e um exemplo impar de humildade de quem sucessivamente ocupou vários cargos religiosos para servir o povo”.
“O feriado municipal deve ser vivido por todos, especialmente pelos valencianos. É um dia de celebração da nossa identidade por excelência. É uma marca que evoca todos aqueles que dão de si em prol do concelho”, destacou ainda José Manuel Carpinteira.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.