A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.
Esta medida faz parte da estratégia municipal de bem-estar animal e aplica-se a cães e gatos, cujos proprietários residam no concelho de Valença.
Os interessados deverão formular o seu pedido diretamente no Balcão do Munícipe, na Rua Mouzinho Albuquerque, na Fortaleza ou para o e-mail: taxaselicencas@cm-valenca.pt e poderão obter esclarecimentos adicionais através do telefone 251 809 500.
O formulário do pedido de apoio encontra-se no seguinte Link:
https://cm-valenca.pt/wp-content/uploads/2024/07/Formulario-Pedido-Apoio-a-Esterilizacao-de-Animais-de-Companhia.pdf
Com esta medida a Câmara Municipal de Valença pretende privilegiar o bem estar e segurança animal implementando uma política de gestão que estimule a redução do abandono animal e o aparecimento de colónias de animais vadios e errantes. Este programa pretende, também, sensibilizar e responsabilizar a comunidade estimulando a esterilização de cães e gatos e a sua identificação e vacinação antirrábica.
Os animais a abranger por esta campanha devem pertencer a famílias em situação de carência económica, ser residentes no concelho de Valença, o animal estar alojado no concelho, estar devidamente identificado e registado na junta de freguesia da sua área de residência.

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.