O Município de Valença vai promover um novo ciclo de concertos nas freguesias com António Victorino d’Almeida, Miguel Leite e outros convidados, até 7 de junho. O primeiro acontece já este sábado, 3 de fevereiro, na Igreja do Convento de Mosteiró, em Cerdal, pelas 21h30, com um espetáculo de Mafalda Lemos, na guitarra portuguesa, Gonçalo Rodrigues, na guitarra clássica e Luís Oliveira, ao piano.
O segundo concerto, deste ciclo, ocorrerá sábado, 2 de março, na Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30 com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano.
A 11 de maio, sábado, segue-se o concerto na Igreja Paroquial de São Mamede de Friestas, pelas 21h30, com a atuação de Mauro Martins no eufónio e Bernardo Pinhal, ao piano.
O encerramento deste ciclo de concertos está agendado para 7 de junho, sexta-feira, na Igreja Paroquial de São Pedro da Torre, às 21h30, com um espetáculo de Tiago Mileu ao piano.
O ciclo de concertos nas freguesias insere-se na programação cultural anual da Câmara Municipal de Valença que pretende levar concertos, de elevada qualidade artística, às freguesias, numa política de descentralização cultural pelo concelho.
“Ao longo de quatro concertos pretende-se proporcionar a oportunidade para assistir a espetáculos gratuitos de grande qualidade dinamizados pelos conceituados Miguel Leite e António Vitorino d’Almeida, acompanhados de artistas de renome nacional”, realçou a autarquia em nota.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.