A freguesia de Cerdal, em Valença, prepara-se para receber a tertúlia "Conversas na Feira", esta sexta-feira, 17 de novembro, pelas 21h00, na Capela de São Bento da Lagoa. A tertúlia já tinha sido, anteriormente, agendada, mas teve de ser adiada devido ao mau tempo que se verificava na altura.
A conversa é aberta ao público em geral e pretende explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal.
As conversas “pretendem estimular na comunidade o debate sobre a importância de preservarmos a tradição, os valores e a singularidade desta feira, em vias de classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)”, realçou o Município, numa nota. A inscrição decorre no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.
A tertúlia conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, do presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Carlos Pereira, do padre Gonçalo Pereira do Vale, da Paróquia de Cerdal, de Isilda Salvador, do Núcleo Museológico de Valença, de Manuel Pereira, da Paróquia de Cerdal e dos historiadores Narciso Serra e Rafael Bargiela.
A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular. Esta é uma romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa.
A feira secular, “a mãe de todas as feiras”, é um verdadeiro ex-líbris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo. Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal. Esta é uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.



O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.