A Desfolhada Tradicional regressa a Cerdal, Valença, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, acompanhada dos sabores do arroz de sarrabulho e rojões, muitos petiscos, vinhos novos e muita animação.
A iniciativa arranca sábado, 19 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, marcada para as 18h30. Para as 20h00 está agendado o desfile da desfolhada, pelo lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição. Segue-se a desfolhada, a partir das 20h30, no recinto envolvente à sede do rancho, animada com as concertinas e as desgarradas soltas. O carro de bois carregado de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para completar o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ciclo do milho deste ano.
A tradição estará também nos sabores, com tasquinhas onde será possível petiscar as célebres belouras, as pataniscas, as febras, o bolo do tacho, os bolinhos de bacalhau e tantos mais, acompanham os vinhos verdes brancos e tintos de Cerdal.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões serão reis à mesa num convite a saborear a gastronomia tradicional num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continuará durante a tarde animada pelo grupo “Almaviva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é já uma referência na recriação das festas populares, onde as memórias se avivam e perpetuam com a transmissão do legado às jovens gerações.
As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos.
Programa:
Sábado 19 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova do Vinho
20h00 – Desfile da Desfolhada
20h30 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 20 de Outubro
12h30 – Almoço Convívio “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 15 de Outubro: 964 042 549 / 969 665 466 / 961 926 367
15h00 – Atuação “Almaviva”
O evento é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.