A Desfolhada Tradicional regressa a Cerdal, Valença, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, acompanhada dos sabores do arroz de sarrabulho e rojões, muitos petiscos, vinhos novos e muita animação.
A iniciativa arranca sábado, 19 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, marcada para as 18h30. Para as 20h00 está agendado o desfile da desfolhada, pelo lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição. Segue-se a desfolhada, a partir das 20h30, no recinto envolvente à sede do rancho, animada com as concertinas e as desgarradas soltas. O carro de bois carregado de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para completar o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ciclo do milho deste ano.
A tradição estará também nos sabores, com tasquinhas onde será possível petiscar as célebres belouras, as pataniscas, as febras, o bolo do tacho, os bolinhos de bacalhau e tantos mais, acompanham os vinhos verdes brancos e tintos de Cerdal.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões serão reis à mesa num convite a saborear a gastronomia tradicional num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continuará durante a tarde animada pelo grupo “Almaviva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é já uma referência na recriação das festas populares, onde as memórias se avivam e perpetuam com a transmissão do legado às jovens gerações.
As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos.
Programa:
Sábado 19 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova do Vinho
20h00 – Desfile da Desfolhada
20h30 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 20 de Outubro
12h30 – Almoço Convívio “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 15 de Outubro: 964 042 549 / 969 665 466 / 961 926 367
15h00 – Atuação “Almaviva”
O evento é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.