A Desfolhada Tradicional regressa a Cerdal, Valença, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, acompanhada dos sabores do arroz de sarrabulho e rojões, muitos petiscos, vinhos novos e muita animação.
A iniciativa arranca sábado, 19 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, marcada para as 18h30. Para as 20h00 está agendado o desfile da desfolhada, pelo lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição. Segue-se a desfolhada, a partir das 20h30, no recinto envolvente à sede do rancho, animada com as concertinas e as desgarradas soltas. O carro de bois carregado de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para completar o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ciclo do milho deste ano.
A tradição estará também nos sabores, com tasquinhas onde será possível petiscar as célebres belouras, as pataniscas, as febras, o bolo do tacho, os bolinhos de bacalhau e tantos mais, acompanham os vinhos verdes brancos e tintos de Cerdal.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões serão reis à mesa num convite a saborear a gastronomia tradicional num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continuará durante a tarde animada pelo grupo “Almaviva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é já uma referência na recriação das festas populares, onde as memórias se avivam e perpetuam com a transmissão do legado às jovens gerações.
As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos.
Programa:
Sábado 19 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova do Vinho
20h00 – Desfile da Desfolhada
20h30 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 20 de Outubro
12h30 – Almoço Convívio “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 15 de Outubro: 964 042 549 / 969 665 466 / 961 926 367
15h00 – Atuação “Almaviva”
O evento é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.