A Desfolhada Tradicional regressa a Cerdal, Valença, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, acompanhada dos sabores do arroz de sarrabulho e rojões, muitos petiscos, vinhos novos e muita animação.
A iniciativa arranca sábado, 19 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, marcada para as 18h30. Para as 20h00 está agendado o desfile da desfolhada, pelo lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição. Segue-se a desfolhada, a partir das 20h30, no recinto envolvente à sede do rancho, animada com as concertinas e as desgarradas soltas. O carro de bois carregado de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para completar o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ciclo do milho deste ano.
A tradição estará também nos sabores, com tasquinhas onde será possível petiscar as célebres belouras, as pataniscas, as febras, o bolo do tacho, os bolinhos de bacalhau e tantos mais, acompanham os vinhos verdes brancos e tintos de Cerdal.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões serão reis à mesa num convite a saborear a gastronomia tradicional num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continuará durante a tarde animada pelo grupo “Almaviva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é já uma referência na recriação das festas populares, onde as memórias se avivam e perpetuam com a transmissão do legado às jovens gerações.
As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos.
Programa:
Sábado 19 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova do Vinho
20h00 – Desfile da Desfolhada
20h30 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 20 de Outubro
12h30 – Almoço Convívio “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 15 de Outubro: 964 042 549 / 969 665 466 / 961 926 367
15h00 – Atuação “Almaviva”
O evento é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.