A Desfolhada Tradicional regressa a Cerdal, Valença, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, acompanhada dos sabores do arroz de sarrabulho e rojões, muitos petiscos, vinhos novos e muita animação.
A iniciativa arranca sábado, 19 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, marcada para as 18h30. Para as 20h00 está agendado o desfile da desfolhada, pelo lugar de Bogim, com saída e chegada à sede do rancho. O carro de bois carregado de milho, os populares vestidos à época e as concertinas vão dando o mote e fazem o convite para uma festa onde se respira tradição. Segue-se a desfolhada, a partir das 20h30, no recinto envolvente à sede do rancho, animada com as concertinas e as desgarradas soltas. O carro de bois carregado de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para completar o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ciclo do milho deste ano.
A tradição estará também nos sabores, com tasquinhas onde será possível petiscar as célebres belouras, as pataniscas, as febras, o bolo do tacho, os bolinhos de bacalhau e tantos mais, acompanham os vinhos verdes brancos e tintos de Cerdal.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões serão reis à mesa num convite a saborear a gastronomia tradicional num almoço convívio, a partir das 12h30. A participação no almoço implica inscrição prévia. A festa continuará durante a tarde animada pelo grupo “Almaviva”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é já uma referência na recriação das festas populares, onde as memórias se avivam e perpetuam com a transmissão do legado às jovens gerações.
As desfolhadas fazem parte da nossa memória coletiva, fecham um dos principais ciclos agrícolas do ano, numa tradição de famílias, de amigos e de vizinhos.
Programa:
Sábado 19 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova do Vinho
20h00 – Desfile da Desfolhada
20h30 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 20 de Outubro
12h30 – Almoço Convívio “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 15 de Outubro: 964 042 549 / 969 665 466 / 961 926 367
15h00 – Atuação “Almaviva”
O evento é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.