Valença celebra o seu feriado Municipal, esta terça-feira, 18 de fevereiro, com um programa de atividades institucionais, religiosas e recreativas e o reconhecimento a personalidades e instituições valencianas.
Na sessão solene, o Município de Valença, vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a António Sampaio da Nóvoa, ao Sport Clube Valenciano, a nove empresas valencianas, a seis professores, à ETAP – Escola Profissional, ao atleta Rodrigo Alheira, a três produtores de vinho e às jovens revelações na área cultural Jéssica Pestana e Bianca Barros.
Momento de destaque das comemorações será, também, a palestra do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa com o tema “Valença e o seu Património Histórico, Cultural e Identitário”.
Programa das Comemorações:
9h- Içar da Bandeira / Hino de Valença – com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, nos Paços do Concelho;
9h15- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio, na Coroada;
9h30- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio em Tardinhade – Ganfei;
9h40- Homenagem a dois símbolos da fundação de Portugal: D. Afonso Henriques e S. Teotónio, com a presença da Associação Grã Ordem Afonsina, na Capela de São Teotónio;
9h45- Missa e procissão com a participação do Coro da Academia de Música Fortaleza de Valença e o acompanhamento da Associação Musical de São Pedro da Torre;
11h15- Sessão Solene do Feriado Municipal, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei, com entrega das Medalhas de Mérito Municipal
𝗦𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗼𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 | 𝟭º 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀
Nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu, em Coimbra, a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.