Valença celebra o seu feriado Municipal, esta terça-feira, 18 de fevereiro, com um programa de atividades institucionais, religiosas e recreativas e o reconhecimento a personalidades e instituições valencianas.
Na sessão solene, o Município de Valença, vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a António Sampaio da Nóvoa, ao Sport Clube Valenciano, a nove empresas valencianas, a seis professores, à ETAP – Escola Profissional, ao atleta Rodrigo Alheira, a três produtores de vinho e às jovens revelações na área cultural Jéssica Pestana e Bianca Barros.
Momento de destaque das comemorações será, também, a palestra do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa com o tema “Valença e o seu Património Histórico, Cultural e Identitário”.
Programa das Comemorações:
9h- Içar da Bandeira / Hino de Valença – com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, nos Paços do Concelho;
9h15- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio, na Coroada;
9h30- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio em Tardinhade – Ganfei;
9h40- Homenagem a dois símbolos da fundação de Portugal: D. Afonso Henriques e S. Teotónio, com a presença da Associação Grã Ordem Afonsina, na Capela de São Teotónio;
9h45- Missa e procissão com a participação do Coro da Academia de Música Fortaleza de Valença e o acompanhamento da Associação Musical de São Pedro da Torre;
11h15- Sessão Solene do Feriado Municipal, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei, com entrega das Medalhas de Mérito Municipal
𝗦𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗼𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 | 𝟭º 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀
Nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu, em Coimbra, a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.