Valença celebra o seu feriado Municipal, esta terça-feira, 18 de fevereiro, com um programa de atividades institucionais, religiosas e recreativas e o reconhecimento a personalidades e instituições valencianas.
Na sessão solene, o Município de Valença, vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a António Sampaio da Nóvoa, ao Sport Clube Valenciano, a nove empresas valencianas, a seis professores, à ETAP – Escola Profissional, ao atleta Rodrigo Alheira, a três produtores de vinho e às jovens revelações na área cultural Jéssica Pestana e Bianca Barros.
Momento de destaque das comemorações será, também, a palestra do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa com o tema “Valença e o seu Património Histórico, Cultural e Identitário”.
Programa das Comemorações:
9h- Içar da Bandeira / Hino de Valença – com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, nos Paços do Concelho;
9h15- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio, na Coroada;
9h30- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio em Tardinhade – Ganfei;
9h40- Homenagem a dois símbolos da fundação de Portugal: D. Afonso Henriques e S. Teotónio, com a presença da Associação Grã Ordem Afonsina, na Capela de São Teotónio;
9h45- Missa e procissão com a participação do Coro da Academia de Música Fortaleza de Valença e o acompanhamento da Associação Musical de São Pedro da Torre;
11h15- Sessão Solene do Feriado Municipal, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei, com entrega das Medalhas de Mérito Municipal
𝗦𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗼𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 | 𝟭º 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀
Nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu, em Coimbra, a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.