Valença celebra o seu feriado Municipal, esta terça-feira, 18 de fevereiro, com um programa de atividades institucionais, religiosas e recreativas e o reconhecimento a personalidades e instituições valencianas.
Na sessão solene, o Município de Valença, vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a António Sampaio da Nóvoa, ao Sport Clube Valenciano, a nove empresas valencianas, a seis professores, à ETAP – Escola Profissional, ao atleta Rodrigo Alheira, a três produtores de vinho e às jovens revelações na área cultural Jéssica Pestana e Bianca Barros.
Momento de destaque das comemorações será, também, a palestra do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa com o tema “Valença e o seu Património Histórico, Cultural e Identitário”.
Programa das Comemorações:
9h- Içar da Bandeira / Hino de Valença – com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, nos Paços do Concelho;
9h15- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio, na Coroada;
9h30- Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio em Tardinhade – Ganfei;
9h40- Homenagem a dois símbolos da fundação de Portugal: D. Afonso Henriques e S. Teotónio, com a presença da Associação Grã Ordem Afonsina, na Capela de São Teotónio;
9h45- Missa e procissão com a participação do Coro da Academia de Música Fortaleza de Valença e o acompanhamento da Associação Musical de São Pedro da Torre;
11h15- Sessão Solene do Feriado Municipal, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei, com entrega das Medalhas de Mérito Municipal
𝗦𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗼𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 | 𝟭º 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀
Nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu, em Coimbra, a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.