A Feira do Livro de Valença regressa ao Jardim Municipal de 23 a 28 de abril, com um programa repleto de atividades para todas as idades.
Organizada pela Câmara Municipal de Valença, em parceria com a Rota do Livro, e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, da Associação Musical S. Pedro da Torre, da Academia de Música Muralhas do Minho e outras entidades locais, a feira promete ser um ponto de encontro para amantes da leitura, da música e das artes.
Esta edição conta com a presença de destacados escritores nacionais e locais, que apresentarão as suas obras e participarão em conversas literárias. Entre os nomes confirmados estão:
– Filipe Bacelo – Autor de “O Lobo Alecrim e o Respeito pelas Diferenças”;
– Mariana Jones – Autora de “A Tirar Macacos do Nariz”;
– Bia Machadinho – Autora de “De São Teotónio a Valença – Uma vida de Histórias”;
– Anabela Mendes – Contadora de histórias, com “O Beijinho”;
– Susana Corvas – Contadora de “Histórias em família”, com ‘História do
Kamishibai – O nascimento do Dragão’;
– José Matos – Historiador, com “Atlas Histórico do 25 de Abril” e “Rumo à Revolução”;
– André Costa – Autor de “Velas de Vénus”;
– Ana Sofia Maia – Contadora de “Histórias em família”, com ‘O lobo que descobriu o país dos contos’;
– Susana Oliveira – Escritora de “Olhar de Pecado”;
– Li Marta – Autora de “Até Já, Meu Amor”;
– Rita Nicolau – Escritora de “Gusta, a Trapicheira”;
– Carlos Nuno Granja – Autor de “Tralhas e Coisas do Sr. Loisas”;
– Kátya Santos – Autora e ilustradora de “Aurora”;
– Manuela Fernandes – Yogar com histórias”, com ‘Os primeiros Ritmos da Primavera”;
– Sónia Marques Oliveira – Escritora de “Guarda-me na tua Primavera”;
– Vitória Ferreira – Autora de “Será que te Amo?”;
– Palmira Clara – Escritora de “A Pequena Catarina e a Terra Mágica”;
Além dos encontros com autores, a feira inclui espetáculos de marionetas (adaptação do conto “O Canteiro dos Livros” de José Jorge Letria), concursos de leitura, conversas literárias moderadas por Narciso Serra, Isabel Costa e Rosário Pereira, concertos com o Grupo de Cordas 6tàs9, a Juventude Canta Abril, da Associação Musical de S.Pedro da Torre e a Academia de Música Fortaleza de Valença e convidados e exposição “O Cravo que Resiste” – Uma homenagem ao 25 de Abril, com cartazes históricos
Horários:
23 de abril: 10h00 – 19h00
24 a 26 de abril: 10h00 – 24h00
27 e 28 de abril: 10h00 – 19h00
A Feira do Livro de Valença é um evento gratuito, dirigido a toda a comunidade, reforçando o compromisso do município com a promoção da cultura e da educação.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.