A Câmara Municipal de Valença já avançou com a obra de requalificação integral do Bairro da Raposeira, em Valença, num investimento de cerca de 635 mil euros.
Esta obra vai recuperar as seis habitações, modelo T3, construídas na década de sessenta do século passado, no lugar da Raposeira, na freguesia de Valença. Os primeiros residentes estão neste bairro, anteriormente conhecido por Bairro da Previdência, desde julho de 1961.
A obra implica a reconversão completa do interior e exterior das seis casas, com a construção de raiz de instalações sanitárias e cozinha, bem como de novas caixilharias, telhado, carpintarias e áreas envolventes com a demolição e construção de novos anexos.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira “a recuperação deste bairro municipal era uma urgência, dada a falta de condições que as casas apresentavam, com falta de conforto e dignidade para quem lá vivia. Garantir uma habitação digna para todos é uma prioridade deste executivo que assumimos junto dos valencianos”.
A habitação social, em Valença está a se alvo de um investimento de cerca de 14 milhões de euros ao abrigo do Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.