O Município de Valença vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, com capacidade para 53 animais, gatos e cães. O valor global da obra é de cerca de 355 mil euros sendo que foi aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, no valor de aproximadamente 100 mil euros para a construção deste centro.
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO-Valença) vai nascer na freguesia de Gandra e além das jaulas individuais, irá dispor, também, de um recreio interior e um exterior, totalmente vedado. “Com este novo espaço Valença ganha um centro de recolha de animais de companhia que pretende dar resposta às necessidades básicas e imediatas dos animais errantes”, explica o Município de Valença, num comunicado. “O controlo de populações errantes, nomeadamente aquele que decorre da recolha desses animais, garante, ainda, o alimento e as boas condições de alojamento”, lê-se.
Estes animais terão ainda a possibilidade de virem a encontrar um detentor.
O Município aprovou ainda, recentemente, um regulamento de esterilização de animais de companhia, como meio de gestão das populações de animais vadios e errantes. “Criou-se, para tal, um regime que permite a realização destes procedimentos médico-veterinários ao encargo do Município, em animais que cumpram um conjunto de requisitos”, realçou a autarquia.

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.