Logo
Regional

Valença avança com Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia na freguesia de Gandra

8 Setembro, 2023 | 11:09
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

O Município de Valença vai ter um Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, com capacidade para 53 animais, gatos e cães. O valor global da obra é de cerca de 355 mil euros sendo que foi aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, no valor de aproximadamente 100 mil euros para a construção deste centro.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO-Valença) vai nascer na freguesia de Gandra e além das jaulas individuais, irá dispor, também, de um recreio interior e um exterior, totalmente vedado. “Com este novo espaço Valença ganha um centro de recolha de animais de companhia que pretende dar resposta às necessidades básicas e imediatas dos animais errantes”, explica o Município de Valença, num comunicado. “O controlo de populações errantes, nomeadamente aquele que decorre da recolha desses animais, garante, ainda, o alimento e as boas condições de alojamento”, lê-se.

Estes animais terão ainda a possibilidade de virem a encontrar um detentor.

O Município aprovou ainda, recentemente, um regulamento de esterilização de animais de companhia, como meio de gestão das populações de animais vadios e errantes. “Criou-se, para tal, um regime que permite a realização destes procedimentos médico-veterinários ao encargo do Município, em animais que cumpram um conjunto de requisitos”, realçou a autarquia.

Pode ser uma imagem de animal e texto que diz "Valença VIVER VER CENTRO DE RECOLHA OFICIAL DE ANIMAIS DE COMPANHIA CRO-VALENÇA"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Outubro, 2025

Viana do Castelo vive fim de semana de desporto e solidariedade

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana marcado pela energia do desporto e pelo espírito solidário. Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade acolhe várias atividades e competições em diferentes modalidades, envolvendo clubes locais, atletas e a comunidade.

Regional 17 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Rede Municipal de Turismo vence Prémio Autarquia do Ano em Economia e Qualificação

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano 2025, na categoria Economia – Emprego e Qualificação, pela sua contribuição na dinamização e qualificação do setor turístico local.

Regional 17 Outubro, 2025

Ponte da Barca: Freguesia de Azias recebe 3º Festival da Broa de Milho

A freguesia de Azias, em Ponte da Barca, vai acolher, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição do Festival da Broa de Milho, promovido pela Associação Vontade e Tradição de Azias. O evento pretende valorizar a tradição gastronómica e o convívio comunitário, tendo como protagonista a emblemática Broa de Milho.

Regional 17 Outubro, 2025

Ponte de Lima recebe Campeonato Regional de Dressage e final do Campeonato de Equitação de Trabalho

Ponte de Lima recebe este fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, o Campeonato Regional de Dressage e a final do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho Entre Douro e Minho. Os concursos decorrem na Expolima, espaço reconhecido pelas condições ideais para eventos equestres.

Regional 17 Outubro, 2025

IPVC firma parceria com Centro de Computação Gráfica e aposta na inovação

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforçou a sua estratégia de inovação ao assinar um protocolo de cooperação com o Centro de Computação Gráfica (CCG/ZGDV), instituição nacionalmente reconhecida na investigação tecnológica.

Opinião 17 Outubro, 2025

OPINIÃO: Imagine que a dor é como uma viagem de avião

Imagine que a dor é como uma viagem de avião na qual embarcou. Essa viagem pode ser previsível ou inesperada: por vezes mais curta, como um voo dentro da Europa (dor aguda), ou mais longa, como uma travessia intercontinental (dor crónica). Concordamos que, independentemente da distância, a viagem pode ser tranquila ou turbulenta — tal como a dor pode estar sob maior ou menor controlo.

Nacional 17 Outubro, 2025

Mais de seis mil agricultores afetados pelos incêndios já receberam apoios do Estado

Mais de seis mil agricultores dos concelhos atingidos pelos incêndios de julho e agosto já beneficiaram dos apoios extraordinários lançados pelo Governo, num montante global que ultrapassa os 3,7 milhões de euros pagos ou em processamento.