A Câmara Municipal de Valença vai investir cerca de 1 milhão de euros na requalificação do Bairro Social de São Pedro da Torre.
A consignação da obra teve lugar no passado dia 27 de maio, prevendo-se um prazo de execução de 365 dias.
A intervenção visa melhorar significativamente as condições de habitabilidade das 16 residências que compõem o bairro, beneficiando cerca de 40 moradores. Serão realizados trabalhos de melhoria do conforto térmico, pintura geral das habitações, harmonização dos muros envolventes e requalificação dos espaços exteriores comuns.
Esta obra integra-se numa estratégia mais ampla de valorização do parque habitacional municipal, que já permitiu a requalificação integral do Bairro Social de Passos, em Cerdal, e a reconversão da antiga escola primária da Silva em duas habitações T2. Estão também em curso intervenções na antiga escola primária de Sanfins, no Bairro Social de Bogim (Cerdal), no Bairro da Raposeira (Valença) e na casa 115, na Fortaleza.
A política municipal de habitação contempla, ainda, a requalificação integral do Bairro Social de Friestas e a construção de 60 novas habitações, com o objetivo de dar resposta às necessidades habitacionais das famílias valencianas.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, “Estamos a reabilitar os bairros sociais e a avançar com novas construções, proporcionando habitação condigna e com qualidade a muitas famílias de Valença. Esta é uma prioridade social e um compromisso com o futuro do nosso concelho.”
Estes investimentos decorrem no âmbito do programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Já arrancou a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, GNR e PSP. A iniciativa decorre até 15 de setembro e visa sensibilizar condutores e passageiros para a utilização correta de cintos de segurança, capacetes e sistemas de retenção para crianças.
O rapper CHYNA é um dos nomes confirmados para o Festival Viana Bate Forte, que decorre este fim de semana em vários pontos da cidade. O artista sobe ao Palco da República, na emblemática Praça da República, já na madrugada de sábado para domingo, dia 13, às 01h30.
A Juventude Viana já está em ação para a próxima temporada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de hóquei em patins, zona norte. O clube, que ambiciona regressar ao principal escalão, prepara-se para disputar um campeonato competitivo e de grande exigência.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher, no próximo dia 27 de setembro, uma edição especial da Festa da Dança - Bailes de Maresia, no Centro Cultural, no âmbito da programação da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
A marca portuguesa Salsa Jeans vai estar em Viana do Castelo nos próximos dias com a sua carrinha itinerante Magic Van, que oferece uma experiência gratuita e personalizada de prova de jeans. A ação integra a segunda edição deste projeto, que depois de uma estreia em Espanha percorre agora várias cidades do norte de Portugal.
O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.
No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.