A Câmara Municipal de Valença aprovou por unanimidade na sua reunião quinzenal, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, para o ano de 2025, a conceder na cerimónia oficial do Feriado Municipal, no próximo dia 18 de fevereiro.
Este ano, no Feriado Municipal, Valença vai reconhecer cidadãos, empresas e instituições valencianas que, pelo seu percurso, se têm destacado e aportado valor à identidade valenciana e à projeção do concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estas homenagens reforçam o sentimento de pertença e identidade local, valorizando as personalidades e entidades do concelho, os seus talentos e as suas tradições. A atribuição destas medalhas destaca a importância do civismo, inspirando as novas gerações a seguirem exemplos de dedicação e contribuindo para a preservação da história e do legado do município”.
Da lista de agraciados consta:
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Personalidade
António Sampaio da Nóvoa
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Associativo
Sport Clube Valenciano
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Empresarial
A empresas com trajetória igual ou superior a 50 Anos no Concelho de Valença:
ARFIL – Acácio Rodrigues Fernandes e Irmão, Lda;
Café Bar Esplanada – González e Lamela, Lda;
Casa Alvarinho – Álvaro Palhares e Filhos Lda;
Padaria Rampa – Alberto Pires e José Pires, Lda ;
Paço Rodrigues e Filhos, Lda;
Transportes Mário Cardadeiro – Mário Logística e Distribuição, S.A.
Transportes Flecha Valenciana, Lda
Gasolineira GALP Tróias – Costa e Silva, Lda
Carpintaria de Bade – Fernandes Rocha e Alpoim, Lda
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Educação
Aos professores do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho com trajetória igual ou superior a 35 Anos no concelho:
Aida Maria Soares Vieira;
João Manuel Silva Correia;
Maria Ângela de Lima Evangelista;
Maria Cristina Vieira Teixeira Silva;
Maria Manuela Guimarães Magalhães;
Olinda de Jesus Cancela Teixeira de Sousa.
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Educação
ETAP – Escola Profissional
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Desporto
Rodrigo Alheira
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Setor Primário
Adega dos Herdeiros
Adega Edmun do Val
Adega Rolán
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Revelação
Jéssica Pestana
Bianca Barros
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.