A Câmara Municipal de Valença aprovou por unanimidade na sua reunião quinzenal, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, para o ano de 2025, a conceder na cerimónia oficial do Feriado Municipal, no próximo dia 18 de fevereiro.
Este ano, no Feriado Municipal, Valença vai reconhecer cidadãos, empresas e instituições valencianas que, pelo seu percurso, se têm destacado e aportado valor à identidade valenciana e à projeção do concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estas homenagens reforçam o sentimento de pertença e identidade local, valorizando as personalidades e entidades do concelho, os seus talentos e as suas tradições. A atribuição destas medalhas destaca a importância do civismo, inspirando as novas gerações a seguirem exemplos de dedicação e contribuindo para a preservação da história e do legado do município”.
Da lista de agraciados consta:
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Personalidade
António Sampaio da Nóvoa
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Associativo
Sport Clube Valenciano
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Empresarial
A empresas com trajetória igual ou superior a 50 Anos no Concelho de Valença:
ARFIL – Acácio Rodrigues Fernandes e Irmão, Lda;
Café Bar Esplanada – González e Lamela, Lda;
Casa Alvarinho – Álvaro Palhares e Filhos Lda;
Padaria Rampa – Alberto Pires e José Pires, Lda ;
Paço Rodrigues e Filhos, Lda;
Transportes Mário Cardadeiro – Mário Logística e Distribuição, S.A.
Transportes Flecha Valenciana, Lda
Gasolineira GALP Tróias – Costa e Silva, Lda
Carpintaria de Bade – Fernandes Rocha e Alpoim, Lda
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Educação
Aos professores do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho com trajetória igual ou superior a 35 Anos no concelho:
Aida Maria Soares Vieira;
João Manuel Silva Correia;
Maria Ângela de Lima Evangelista;
Maria Cristina Vieira Teixeira Silva;
Maria Manuela Guimarães Magalhães;
Olinda de Jesus Cancela Teixeira de Sousa.
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Educação
ETAP – Escola Profissional
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Desporto
Rodrigo Alheira
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Setor Primário
Adega dos Herdeiros
Adega Edmun do Val
Adega Rolán
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Revelação
Jéssica Pestana
Bianca Barros
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.