A Câmara Municipal de Valença aprovou por unanimidade na sua reunião quinzenal, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, para o ano de 2025, a conceder na cerimónia oficial do Feriado Municipal, no próximo dia 18 de fevereiro.
Este ano, no Feriado Municipal, Valença vai reconhecer cidadãos, empresas e instituições valencianas que, pelo seu percurso, se têm destacado e aportado valor à identidade valenciana e à projeção do concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estas homenagens reforçam o sentimento de pertença e identidade local, valorizando as personalidades e entidades do concelho, os seus talentos e as suas tradições. A atribuição destas medalhas destaca a importância do civismo, inspirando as novas gerações a seguirem exemplos de dedicação e contribuindo para a preservação da história e do legado do município”.
Da lista de agraciados consta:
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Personalidade
António Sampaio da Nóvoa
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Associativo
Sport Clube Valenciano
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Empresarial
A empresas com trajetória igual ou superior a 50 Anos no Concelho de Valença:
ARFIL – Acácio Rodrigues Fernandes e Irmão, Lda;
Café Bar Esplanada – González e Lamela, Lda;
Casa Alvarinho – Álvaro Palhares e Filhos Lda;
Padaria Rampa – Alberto Pires e José Pires, Lda ;
Paço Rodrigues e Filhos, Lda;
Transportes Mário Cardadeiro – Mário Logística e Distribuição, S.A.
Transportes Flecha Valenciana, Lda
Gasolineira GALP Tróias – Costa e Silva, Lda
Carpintaria de Bade – Fernandes Rocha e Alpoim, Lda
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Educação
Aos professores do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho com trajetória igual ou superior a 35 Anos no concelho:
Aida Maria Soares Vieira;
João Manuel Silva Correia;
Maria Ângela de Lima Evangelista;
Maria Cristina Vieira Teixeira Silva;
Maria Manuela Guimarães Magalhães;
Olinda de Jesus Cancela Teixeira de Sousa.
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Educação
ETAP – Escola Profissional
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Desporto
Rodrigo Alheira
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Setor Primário
Adega dos Herdeiros
Adega Edmun do Val
Adega Rolán
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Revelação
Jéssica Pestana
Bianca Barros
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.