A Câmara Municipal de Valença aprovou por unanimidade na sua reunião quinzenal, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, para o ano de 2025, a conceder na cerimónia oficial do Feriado Municipal, no próximo dia 18 de fevereiro.
Este ano, no Feriado Municipal, Valença vai reconhecer cidadãos, empresas e instituições valencianas que, pelo seu percurso, se têm destacado e aportado valor à identidade valenciana e à projeção do concelho.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “estas homenagens reforçam o sentimento de pertença e identidade local, valorizando as personalidades e entidades do concelho, os seus talentos e as suas tradições. A atribuição destas medalhas destaca a importância do civismo, inspirando as novas gerações a seguirem exemplos de dedicação e contribuindo para a preservação da história e do legado do município”.
Da lista de agraciados consta:
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Personalidade
António Sampaio da Nóvoa
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Associativo
Sport Clube Valenciano
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Empresarial
A empresas com trajetória igual ou superior a 50 Anos no Concelho de Valença:
ARFIL – Acácio Rodrigues Fernandes e Irmão, Lda;
Café Bar Esplanada – González e Lamela, Lda;
Casa Alvarinho – Álvaro Palhares e Filhos Lda;
Padaria Rampa – Alberto Pires e José Pires, Lda ;
Paço Rodrigues e Filhos, Lda;
Transportes Mário Cardadeiro – Mário Logística e Distribuição, S.A.
Transportes Flecha Valenciana, Lda
Gasolineira GALP Tróias – Costa e Silva, Lda
Carpintaria de Bade – Fernandes Rocha e Alpoim, Lda
Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Educação
Aos professores do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho com trajetória igual ou superior a 35 Anos no concelho:
Aida Maria Soares Vieira;
João Manuel Silva Correia;
Maria Ângela de Lima Evangelista;
Maria Cristina Vieira Teixeira Silva;
Maria Manuela Guimarães Magalhães;
Olinda de Jesus Cancela Teixeira de Sousa.
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Educação
ETAP – Escola Profissional
Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata Desporto
Rodrigo Alheira
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Setor Primário
Adega dos Herdeiros
Adega Edmun do Val
Adega Rolán
Medalha Municipal de Mérito – Grau Cobre Revelação
Jéssica Pestana
Bianca Barros
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.