Este domingo, dia 18 de fevereiro, o Município de Valença celebrou o dia de todos os valencianos e de São Teotónio (feriado municipal), com diversos atos protocolares, religiosos e culturais, homenageando ainda personalidades e instituições.
As celebrações começaram nos Paços do Concelho com o hastear da bandeira e o hino de Valença, a entoar na Fortaleza, pela Associação Musical de São Pedro da Torre. Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores na estátua de São Teotónio, na Coroada.


Em Ganfei decorreu a eucaristia e a procissão com o arcipreste padre Gonçalo do Vale a dar a bênção aos fiéis na Praça de São Teotónio, com o relicário do santo, mesmo ao lado.

Seguiu-se a sessão solene com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Ganfei. O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, traçou um perfil dos investimentos âncora realizados e em curso bem como dos projetos que marcarão Valença, nos próximos tempos, e em que a captação de novos investimentos empresariais e a criação de emprego serão uma prioridade.
José Manuel Carpinteira salientou, ainda, que “contamos com todos nesta missão diária de fazer evoluir e prosperar Valença”.
O presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, destacou a importância de evocar o dia de todos os valencianos e o papel da Assembleia Municipal na representatividade democrática dos valencianos. José António Cerqueira lançou, ainda, o desafio, para a criação da Assembleia Municipal Jovem.
Já o presidente da Junta, Armando Fernandes, agradeceu a oportunidade das celebrações se realizarem em Ganfei e a sua importância para a projeção da imagem do santo.

Entre os vários pontos altos da celebração esteve ainda a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à jornalista Fátima Campos Ferreira, ao artista Marco Santos, à Casa Toga, ao Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa, à ASRAR – Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença e a título póstumo a Paulo Pacheco, presidente da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins.

A sessão terminou com a apresentação do livro “São Teotónio – O Primeiro Santo Português – De Valença para o Mundo”, de Secundino Cunha, que pretende reforçar a importância da figura de São Teotónio para a identidade valenciana.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.