Este domingo, dia 18 de fevereiro, o Município de Valença celebrou o dia de todos os valencianos e de São Teotónio (feriado municipal), com diversos atos protocolares, religiosos e culturais, homenageando ainda personalidades e instituições.
As celebrações começaram nos Paços do Concelho com o hastear da bandeira e o hino de Valença, a entoar na Fortaleza, pela Associação Musical de São Pedro da Torre. Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores na estátua de São Teotónio, na Coroada.


Em Ganfei decorreu a eucaristia e a procissão com o arcipreste padre Gonçalo do Vale a dar a bênção aos fiéis na Praça de São Teotónio, com o relicário do santo, mesmo ao lado.

Seguiu-se a sessão solene com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Ganfei. O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, traçou um perfil dos investimentos âncora realizados e em curso bem como dos projetos que marcarão Valença, nos próximos tempos, e em que a captação de novos investimentos empresariais e a criação de emprego serão uma prioridade.
José Manuel Carpinteira salientou, ainda, que “contamos com todos nesta missão diária de fazer evoluir e prosperar Valença”.
O presidente da Assembleia Municipal, José António Cerqueira, destacou a importância de evocar o dia de todos os valencianos e o papel da Assembleia Municipal na representatividade democrática dos valencianos. José António Cerqueira lançou, ainda, o desafio, para a criação da Assembleia Municipal Jovem.
Já o presidente da Junta, Armando Fernandes, agradeceu a oportunidade das celebrações se realizarem em Ganfei e a sua importância para a projeção da imagem do santo.

Entre os vários pontos altos da celebração esteve ainda a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à jornalista Fátima Campos Ferreira, ao artista Marco Santos, à Casa Toga, ao Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa, à ASRAR – Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença e a título póstumo a Paulo Pacheco, presidente da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins.

A sessão terminou com a apresentação do livro “São Teotónio – O Primeiro Santo Português – De Valença para o Mundo”, de Secundino Cunha, que pretende reforçar a importância da figura de São Teotónio para a identidade valenciana.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.