O Teatro Municipal de Tui foi o palco de eleição para assinalar o 11º aniversário da Eurocidade Tui-Valença. A celebração ficou marcada pelo concerto do violinista e compositor Eliseu Silva que revisitou alguns dos grandes temas da música portuguesa com Amália Rodrigues, Carlos Paredes e Zeca Afonso.
Os timbres de instrumentos típicos e emblemáticos de Portugal, como a guitarra portuguesa, o cavaquinho, a sanfona, o acordeão ou a rabeca chuleira, também fizeram parte da alma do espetáculo com sonoridades únicas extraídas do violino. Estreia mundial foi ainda a interpretação do fado vampiro, inspirado em Zeca Afonso.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, salientou que “queremos continuar a viver e a sentir a Eurocidade Tui-Valença como um espaço singular e especial de convivência social, económica e cultural”.
O alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro Gonzalez destacou que “foram 11 anos frutíferos. Esta é a primeira eurocidade com uma agenda estratégica e o futuro, com os serviços partilhados é desafiante”.

Viana do Castelo será palco de duas iniciativas dedicadas à música de órgão este sábado, 22 de novembro. A partir das 11h00, a Igreja de Nossa Senhora da Agonia recebe a conferência “Órgão – Herança Histórica e Cultural”, conduzida pelo organista e investigador João Vaz. Durante a sessão, será abordada a evolução do instrumento ao longo dos séculos e a sua importância na tradição musical portuguesa.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.