O Teatro Municipal de Tui foi o palco de eleição para assinalar o 11º aniversário da Eurocidade Tui-Valença. A celebração ficou marcada pelo concerto do violinista e compositor Eliseu Silva que revisitou alguns dos grandes temas da música portuguesa com Amália Rodrigues, Carlos Paredes e Zeca Afonso.
Os timbres de instrumentos típicos e emblemáticos de Portugal, como a guitarra portuguesa, o cavaquinho, a sanfona, o acordeão ou a rabeca chuleira, também fizeram parte da alma do espetáculo com sonoridades únicas extraídas do violino. Estreia mundial foi ainda a interpretação do fado vampiro, inspirado em Zeca Afonso.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, salientou que “queremos continuar a viver e a sentir a Eurocidade Tui-Valença como um espaço singular e especial de convivência social, económica e cultural”.
O alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro Gonzalez destacou que “foram 11 anos frutíferos. Esta é a primeira eurocidade com uma agenda estratégica e o futuro, com os serviços partilhados é desafiante”.

A curta-metragem “Brincos D’Ouro”, da produtora vianense, Take1 Audiovisuais, foi selecionada para exibição no Egyptian American Film Festival (EAFF), que decorre de 31 de outubro a 2 de novembro no Center for the Arts, em Staten Island, Nova Iorque.
Santa Marta de Portuzelo volta a ser palco de uma iniciativa inédita no país: o “Circuito Nem o Céu é o Limite”, destinado ao trail running juvenil. A organização pertence à Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com sede na antiga escola primária de Samonde, e promete mais um ano de provas emocionantes e solidárias.
Ponte de Lima recebeu, no dia 21 de outubro, um grupo de oito profissionais internacionais da gastronomia e do vinho, numa iniciativa da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Valença volta a ser palco, nos dias 1 e 2 de novembro, da tradicional Feira dos Santos de Cerdal, um dos mais antigos e emblemáticos certames populares do Noroeste Peninsular. Reconhecida como ponto de encontro privilegiado entre portugueses e galegos, esta feira mantém-se, século após século, como símbolo vivo das tradições locais e da identidade cultural da região.
Um casal de idosos, com cerca de 80 anos, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, no interior da sua habitação, situada na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.