O Teatro Municipal de Tui foi o palco de eleição para assinalar o 11º aniversário da Eurocidade Tui-Valença. A celebração ficou marcada pelo concerto do violinista e compositor Eliseu Silva que revisitou alguns dos grandes temas da música portuguesa com Amália Rodrigues, Carlos Paredes e Zeca Afonso.
Os timbres de instrumentos típicos e emblemáticos de Portugal, como a guitarra portuguesa, o cavaquinho, a sanfona, o acordeão ou a rabeca chuleira, também fizeram parte da alma do espetáculo com sonoridades únicas extraídas do violino. Estreia mundial foi ainda a interpretação do fado vampiro, inspirado em Zeca Afonso.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, salientou que “queremos continuar a viver e a sentir a Eurocidade Tui-Valença como um espaço singular e especial de convivência social, económica e cultural”.
O alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro Gonzalez destacou que “foram 11 anos frutíferos. Esta é a primeira eurocidade com uma agenda estratégica e o futuro, com os serviços partilhados é desafiante”.

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.