O Teatro Municipal de Tui foi o palco de eleição para assinalar o 11º aniversário da Eurocidade Tui-Valença. A celebração ficou marcada pelo concerto do violinista e compositor Eliseu Silva que revisitou alguns dos grandes temas da música portuguesa com Amália Rodrigues, Carlos Paredes e Zeca Afonso.
Os timbres de instrumentos típicos e emblemáticos de Portugal, como a guitarra portuguesa, o cavaquinho, a sanfona, o acordeão ou a rabeca chuleira, também fizeram parte da alma do espetáculo com sonoridades únicas extraídas do violino. Estreia mundial foi ainda a interpretação do fado vampiro, inspirado em Zeca Afonso.

Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, salientou que “queremos continuar a viver e a sentir a Eurocidade Tui-Valença como um espaço singular e especial de convivência social, económica e cultural”.
O alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro Gonzalez destacou que “foram 11 anos frutíferos. Esta é a primeira eurocidade com uma agenda estratégica e o futuro, com os serviços partilhados é desafiante”.

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.