O Município de Valença e a Guarda Nacional Republicana (GNR) comemoraram o Dia Internacional da Terceira Idade, esta quarta-feira, 25 de outubro, nas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) Valença.
O evento contou com a participação de 80 seniores valencianos, das várias freguesias do concelho, com 65 anos ou mais que, por norma, vivem sozinhos ou em situação de isolamento.
Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, destacou “a importância do policiamento de proximidade, no esclarecimento e proteção aos seniores, sobretudo dos mais isolados, e a sua interligação com as várias valências de apoio aos seniores que o concelho dispõe”.
Ao longo da tarde decorreu uma sessão de esclarecimento sobre segurança, a cada um dos seniores, bem como uma demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR e um convívio entre todos os presentes, animado pela tuna académica da ESCE Valença (TUNESCE).

A ação integrou-se na operação “Census Sénior 2023” que está a decorrer em Valença e em todos os concelhos do país, durante o mês de outubro.
“Census Sénior 2023” é uma operação da GNR que tem por grande objetivo fazer um acompanhamento dos seniores que vivem sozinhos e isolados, de modo a permitir, ao longo do ano, uma maior sensibilização para os comportamentos de segurança a adotarem, com um maior policiamento de proximidade.

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.