O Município de Valença e a Guarda Nacional Republicana (GNR) comemoraram o Dia Internacional da Terceira Idade, esta quarta-feira, 25 de outubro, nas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) Valença.
O evento contou com a participação de 80 seniores valencianos, das várias freguesias do concelho, com 65 anos ou mais que, por norma, vivem sozinhos ou em situação de isolamento.
Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, destacou “a importância do policiamento de proximidade, no esclarecimento e proteção aos seniores, sobretudo dos mais isolados, e a sua interligação com as várias valências de apoio aos seniores que o concelho dispõe”.
Ao longo da tarde decorreu uma sessão de esclarecimento sobre segurança, a cada um dos seniores, bem como uma demonstração da Equipa Cinotécnica da GNR e um convívio entre todos os presentes, animado pela tuna académica da ESCE Valença (TUNESCE).

A ação integrou-se na operação “Census Sénior 2023” que está a decorrer em Valença e em todos os concelhos do país, durante o mês de outubro.
“Census Sénior 2023” é uma operação da GNR que tem por grande objetivo fazer um acompanhamento dos seniores que vivem sozinhos e isolados, de modo a permitir, ao longo do ano, uma maior sensibilização para os comportamentos de segurança a adotarem, com um maior policiamento de proximidade.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.