No âmbito das comemorações do Dia de Santiago, o Município de Valença preparou um conjunto de iniciativas culturais e simbólicas que decorrerão esta sexta-feira, 25 de julho, assinalando esta data de especial significado para a cidade.
Programa completo das comemorações.
• 9h00: Benção das Mochilas dos Peregrinos | Igreja de Santo Estêvão
• 11h00: Corte do Bolo Comemorativo “A Concha Mais Deliciosa do Caminho de Santiago” | Praça da República – Fortaleza de Valença
• 17h30: Inauguração da Exposição “O CAMINHO – condições humanas”, de Robert Schad | Edifício da antiga Alfândega
• 18h30: Apresentação do Livro “Valença no Caminho”, de Secundino Cunha | Edifício da antiga Alfândega
O Município de Ponte de Lima prepara-se para a realização dos Jogos Equestres, de 14 a 17 de agosto na Expolima. O evento que reúne cavalos e cavaleiros das mais diversas modalidades, assinala a sua sétima edição.
O dia 28 de julho assinala, anualmente, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com outras associações internacionais, para aumentar a consciencialização sobre as hepatites virais, que continuam a ser um importante problema de saúde pública e sensibilizar a população em geral e os profissionais de saúde, para a importância da prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento precoces, para evitar complicações de doença crónica e avançada, nomeadamente o cancro do fígado.
O ‘ferryboat’ internacional que liga Caminha, no Alto Minho, a A Guarda, na Galiza, foi rebocado para um estaleiro galego para “avaliação das condições da embarcação”, que está parada desde 2020 devido ao assoreamento do rio Minho.
A seleção portuguesa foi esta sexta-feira 10.ª classificada na prova de estafeta mista dos Europeus de BTT, a decorrer até domingo em Melgaço.
Às vezes, uma simples formatação num computador revela pequenos tesouros guardados no fundo do tempo. Fotografias antigas, pastas esquecidas, fragmentos de uma infância que, à distância, parecem pertencer a outro mundo — e talvez pertençam mesmo.
As ruas de Tomiño e Vila Nova de Cerveira voltam a receber cavaletes, telas e artistas com muita criatividade, no XIII Concurso de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández, a 17 de agosto, organizado pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Comunidade de Baldios de Goián.
Quase 40 espetáculos vão encher de cor e alegria as ruas, praças e esplanadas de Paredes de Coura, com o melhor da animação de rua, teatro-clown e circo contemporâneo.