A Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com os municípios de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Barcelos com vista à valorização do Caminho Central Português para Santiago de Compostela.
O ato de assinatura decorreu na Câmara Municipal de Barcelos e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, da vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, dos presidentes da Junta de Freguesia de Fontoura, da União de Freguesias de Gandra e Taião e da União de Freguesias de Arão, Cristelo-Covo e Valença.
José Manuel Carpinteira aproveitou a sessão para deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos presidentes de Junta. “Os presidentes das Juntas de Freguesia são os verdadeiros embaixadores do território e os que ajudam a criar as melhores condições aos peregrinos que fazem o caminho”.
O protocolo tem como objetivos centrais “aumentar a notoriedade nos mercados nacionais e internacionais, com vista a promover os territórios entre Porto e Valença enquanto destinos turísticos para visitar; mobilizar o turismo interno e externo e recuperar a atividade depois do impacto provocado pela pandemia covid-19; desenvolver mecanismos de referenciação de experiências do Caminho Português de Santiago em Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença e dinamizar ações de promoção e comunicação junto de jornalistas”, realçou a autarquia.
O projeto de comunicação e cooperação intermunicipal é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado no Programa Operacional Regional Norte 2020 e insere-se na reprogramação da “Estratégia PROVERE Minho Inovação”.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.
O Município de Monção marcou presença na INTUR, uma das maiores feiras de turismo de interior da Península Ibérica, integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Durante o evento, que reuniu operadores turísticos e público em geral, o concelho destacou o seu património natural, cultural e gastronómico, reforçando a sua estratégia de promoção internacional.
Esta sexta-feira, 21 de novembro, às 21h00, chega ao Festival de Teatro de Viana do Castelo, “Lá”, uma coprodução entre o Teatro Meridional e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.