Logo
Regional

Valença assina protocolo com vista à valorização do Caminho Central Português

22 Março, 2023 | 9:46
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com os municípios de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Barcelos com vista à valorização do Caminho Central Português para Santiago de Compostela.

O ato de assinatura decorreu na Câmara Municipal de Barcelos e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, da vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, dos presidentes da Junta de Freguesia de Fontoura, da União de Freguesias de Gandra e Taião e da União de Freguesias de Arão, Cristelo-Covo e Valença.

José Manuel Carpinteira aproveitou a sessão para deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos presidentes de Junta. “Os presidentes das Juntas de Freguesia são os verdadeiros embaixadores do território e os que ajudam a criar as melhores condições aos peregrinos que fazem o caminho”.

O protocolo tem como objetivos centrais “aumentar a notoriedade nos mercados nacionais e internacionais, com vista a promover os territórios entre Porto e Valença enquanto destinos turísticos para visitar; mobilizar o turismo interno e externo e recuperar a atividade depois do impacto provocado pela pandemia covid-19; desenvolver mecanismos de referenciação de experiências do Caminho Português de Santiago em Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença e dinamizar ações de promoção e comunicação junto de jornalistas”, realçou a autarquia.

O projeto de comunicação e cooperação intermunicipal é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado no Programa Operacional Regional Norte 2020 e insere-se na reprogramação da “Estratégia PROVERE Minho Inovação”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Fevereiro, 2025

Marca Cristiano Ronaldo atinge valor de 850 milhões de euros

A marca associada ao futebolista português Cristiano Ronaldo atingiu um valor aproximado de 850 milhões de euros, mesmo com algum impacto negativo da mudança para a Arábia Saudita, segundo um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Regional 5 Fevereiro, 2025

Viana do Castelo “volta a sair à rua por Casa para Viver”

O Porta a Porta iniciou, dia 25 de janeiro, no Porto, uma campanha nacional sob o lema "MAIS CASAS PÚBLICAS, menos crise na habitação".

Regional 5 Fevereiro, 2025

Ponte da Barca debateu desafios e oportunidades para uma agricultura mais sustentável

A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca acolheu a conferência "Sustentabilidade na Agricultura", um espaço de reflexão sobre práticas agrícolas sustentáveis e as políticas europeias para um setor mais ecológico. A iniciativa, organizada em parceria com o Europe Direct Minho, reuniu especialistas, produtores e entidades do setor.

Regional 4 Fevereiro, 2025

Homem de 36 anos detido em Viana do Castelo por tentar roubar uma mulher com uma faca

Na passada segunda-feira, a meio da tarde, na rua dos Rubins, na cidade de Viana do Castelo, foi detido um homem de 36 anos, sem atividade profissional conhecida e residente em Viana do Castelo por tentar roubar uma mulher de 41 anos com uma faca.

Regional 4 Fevereiro, 2025

Valença aposta na qualificação da oferta turística da Fortaleza

O Município de Valença e o Turismo de Portugal assinaram o contrato de apoio "Linha +Interior Turismo", para a Fortaleza de Valença, no valor de 445 619,08 euros. Este financiamento pretende reforçar e qualificar a oferta de turismo patrimonial do conjunto histórico da Fortaleza de Valença.

Cultura 4 Fevereiro, 2025

“Nada Mais Bonito” em cena no Teatro Sá de Miranda a partir de 11 de fevereiro

O espetáculo “Nada Mais Bonito”, de Ricardo Simões, com encenação de Tiago Fernandes, sobe ao palco da Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a partir de 11 de fevereiro e até 8 de março.

Regional 4 Fevereiro, 2025

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima disponibiliza livros digitais e audiolivros

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima disponibiliza aos seus utilizadores o acesso gratuito a livros digitais e audiolivros, uma iniciativa implementada no âmbito do projeto BiblioLED – Biblioteca Pública de Leitura e Empréstimo Digital, administrado pela DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - e gerido pelas Redes Intermunicipais e Redes Metropolitanas de Bibliotecas.