A Câmara Municipal de Valença assinou um protocolo de cooperação com os municípios de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Barcelos com vista à valorização do Caminho Central Português para Santiago de Compostela.
O ato de assinatura decorreu na Câmara Municipal de Barcelos e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, da vice-presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, dos presidentes da Junta de Freguesia de Fontoura, da União de Freguesias de Gandra e Taião e da União de Freguesias de Arão, Cristelo-Covo e Valença.
José Manuel Carpinteira aproveitou a sessão para deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos presidentes de Junta. “Os presidentes das Juntas de Freguesia são os verdadeiros embaixadores do território e os que ajudam a criar as melhores condições aos peregrinos que fazem o caminho”.
O protocolo tem como objetivos centrais “aumentar a notoriedade nos mercados nacionais e internacionais, com vista a promover os territórios entre Porto e Valença enquanto destinos turísticos para visitar; mobilizar o turismo interno e externo e recuperar a atividade depois do impacto provocado pela pandemia covid-19; desenvolver mecanismos de referenciação de experiências do Caminho Português de Santiago em Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença e dinamizar ações de promoção e comunicação junto de jornalistas”, realçou a autarquia.
O projeto de comunicação e cooperação intermunicipal é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), integrado no Programa Operacional Regional Norte 2020 e insere-se na reprogramação da “Estratégia PROVERE Minho Inovação”.
Melgaço foi, entre quinta-feira e sábado, o centro das atenções do desporto nacional ao acolher o 5.º Fórum REDESPP – Rede de Ensino Superior Politécnico Público em Desporto. O encontro, que celebrou o 10.º aniversário da rede, reuniu na Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC (ESDL-IPVC) representantes de 17 instituições de ensino superior, num evento marcado pelo debate, cooperação e reflexão estratégica.
Valença deu, na sexta-feira, 15 de novembro, um passo decisivo para o desenvolvimento do setor agrícola com a inauguração oficial da Associação para o Desenvolvimento Regional Valença Regenera+.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.