Logo
Regional

Valença Aprova Orçamento Municipal de 28 Milhões para 2024

30 Novembro, 2023 | 18:25
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Município de Valença terá em 2024 o maior orçamento de sempre da sua história democrática, com 28 milhões de euros, e um pacote de investimentos estruturantes para o concelho. O documento, do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2024, foi aprovado, hoje, 30 de novembro, em reunião do Executivo Municipal. 

Com um valor total de 28 milhões de euros, este orçamento apresenta um aumento percentual, face a 2023, de aproximadamente 30%, significando um reforço da ambição e das aspirações para prosseguir o processo de transformação económica, cultural e social iniciado em 2022, sem descurar o rigor e equilíbrio na execução e nas contas do município.

As Grandes Opções do Plano (GOP’s) para 2024 revelam um foco central num programa estratégico que visa promover a competitividade económica, a coesão social e o crescimento sustentável, através do reforço do investimento.

Em 2024, o Município pretende prosseguir a resolução dos problemas estruturais do concelho, a criação de infraestruturas fundamentais ao seu desenvolvimento e a execução de políticas públicas que vão de encontro às necessidades dos cidadãos, assumindo como prioridades para o ano 2024, a Habitação e Ação Social, a Educação, a Saúde, o Desenvolvimento Económico e a Cultura, áreas que serão alvo da maior fatia de investimentos.

As funções sociais atingem valores próximos dos 13,,3 milhões de euros, 70% do investimento total, representando um reforço de 4,7 milhões de euros, face a 2023., numa área fundamental e transversal na gestão municipal. 3,8 milhões de euros é o que Valença estima investir na habitação social, ao abrigo do 1º Direito, com a continuação da requalificação dos bairros sociais existentes e a construção de novas soluções habitacionais, num total de 15 milhões até 2026.

Na área da Educação, o valor total de investimento no setor rondará os 3,3 milhões de euros, que consubstanciam um acréscimo de cerca de 400 mil euros relativamente ao ano transacto.

A construção da Residência Académica de Valença será a principal obra do próximo ano, com um investimento de 2,2 milhões de euros. 1,5 milhões de euros é o investimento previsível na recuperação do Baluarte de São José, da Fortaleza de Valença.

Para a requalificação da Ecopista e Ecovia das Veigas do rio Minho a autarquia espera investir cerca de 580 mil euros. Na beneficiação e pavimentação da rede viária municipal prevê-se investir 500 mil euros.

Na requalificação do auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença prevê-se investir cerca de 350 mil euros.

Na área da Saúde avançará a requalificação e ampliação das instalações do Centro de Saúde de Valença, com um investimento de cerca de 320 mil euros, de um total de 1,7 milhões de euros até 2025.

A par destas obras estruturantes a autarquia vai reforçar o investimento nas freguesias através das transferências diretas para as Juntas de Freguesia que superarão 1 milhão de euros. Os apoios aos movimentos associativos do concelho, também, serão reforçados com uma verba de cerca de 700 mil euros, para infraestruturas e atividades.

A expansão do Parque Empresarial de Valença, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agrário, a implementação dos “Condomínios de Aldeia”, a consolidação de uma agenda cultural dinâmica e de qualidade, o apoio aos jovens e ao seu espírito criativo, o aprofundamento da dinâmica da Eurocidade, a implementação do Balcão Único, a eficiência energética, a recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, a iluminação pública e o bem estar animal serão áreas com investimentos significativos em 2024.

A autarquia vai continuar a manter, também, uma política de impostos baixos e de atratividade fiscal para as famílias e as empresas. O IMI fixa-se nos valores mais baixos, mantendo-se a aposta no IMI Familiar. A Derrama continua com um valor reduzido tendo em vista o apoio as empresas e à dinâmica económica. O Município procederá, igualmente, à devolução de 3% da percentagem municipal do IRS. Assim, Valença continuará a ser um dos concelhos fiscalmente mais atrativos de Portugal.

Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “Este é um documento ambicioso e rigoroso, de olhos no futuro, focado no desenvolvimento e respeitador do equilíbrio das contas públicas tendo por objetivo a coesão do território do concelho. A vontade de fazer mais e melhor pela nossa terra, motiva-nos a encarar 2024 como um exercício fundamental para o crescimento, a afirmação e a projeção de Valença, no contexto regional, nacional e transfronteiriço.”

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Fim de semana acerta contas nos campeonatos distritais da AF Viana do Castelo

O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.

Desporto 15 Fevereiro, 2026

SC Vianense vence Brito SC e mantém-se entre os cinco primeiros no Campeonato de Portugal

O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.

Desporto 15 Fevereiro, 2026

SC Vianense tenta travar série negativa frente ao Brito SC

O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.

Regional 15 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo inaugura nova rede de drenagem na EN 308 em Vila de Punhe

Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Juventude Viana recebe CD Póvoa nos quartos-de-final da Taça de Portugal

A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Santa Luzia vence em Espinho e consolida 4.º lugar na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.

Regional 15 Fevereiro, 2026

Mais de 1100 crianças animam Corso Carnavalesco Infantil de Valença

Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.