Logo
Regional

Valença aprova orçamento de 33,5 milhões de euros para 2025

7 Dezembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

A Câmara de Valença aprovou o orçamento de 33,5 milhões de euros para 2025, com quatro abstenções, do PSD e do movimento independente, após o executivo socialista acolher sugestões da oposição, que inicialmente chumbou o documento.

O presidente da autarquia, o socialista José Manuel Carpinteira, explicou que, relativamente à primeira votação, que ocorreu no fim de novembro, o orçamento baixou em 1,5 milhões de euros, com a retirada de rubricas de investimento.

Foi ainda feito um reforço de transferências para as juntas de freguesia em 1,25 milhões de euros e outro, de 50 mil euros, no subsídio para as famílias.

O autarca, que lidera o executivo de três elementos socialistas, admitiu que o documento está “tecnicamente empolado”, mas sustentou que “a Câmara é obrigada a fazê-lo, por causa das candidaturas”, nomeadamente a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A oposição, composta por dois vereadores do PSD e dois vereadores do movimento Fortalecer Valença, registou as alterações feitas mantendo algumas críticas, sobretudo relacionadas com a transferência de verbas para as juntas de freguesia e com obras orçamentadas em documentos anteriores que continuam por executar.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Dezembro, 2024

Alvarães comemorou 20 anos de elevação a vila e 500 anos de freguesia

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.

Nacional 21 Dezembro, 2024

Associação europeia de videojogos lança campanha para pais escolherem as melhores opções para os seus filhos

Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.

Desporto 21 Dezembro, 2024

Ex-aluno do IPVC é o novo Selecionador Nacional de Trail Running

Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.

Nacional 21 Dezembro, 2024

Parlamento aprova penas mais altas para agressores de polícias, médicos ou bombeiros

O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.

Desporto 21 Dezembro, 2024

Santa Luzia ganha em Lordelo e segue em frente na Taça de Portugal

O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.

Regional 21 Dezembro, 2024

Ponte de Lima promove Cantar dos Reis

O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.

Regional 21 Dezembro, 2024

Tribunal de Contas deteta irregularidades em contratos da Câmara de Caminha

O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).