A Câmara de Valença aprovou o orçamento de 33,5 milhões de euros para 2025, com quatro abstenções, do PSD e do movimento independente, após o executivo socialista acolher sugestões da oposição, que inicialmente chumbou o documento.
O presidente da autarquia, o socialista José Manuel Carpinteira, explicou que, relativamente à primeira votação, que ocorreu no fim de novembro, o orçamento baixou em 1,5 milhões de euros, com a retirada de rubricas de investimento.
Foi ainda feito um reforço de transferências para as juntas de freguesia em 1,25 milhões de euros e outro, de 50 mil euros, no subsídio para as famílias.
O autarca, que lidera o executivo de três elementos socialistas, admitiu que o documento está “tecnicamente empolado”, mas sustentou que “a Câmara é obrigada a fazê-lo, por causa das candidaturas”, nomeadamente a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A oposição, composta por dois vereadores do PSD e dois vereadores do movimento Fortalecer Valença, registou as alterações feitas mantendo algumas críticas, sobretudo relacionadas com a transferência de verbas para as juntas de freguesia e com obras orçamentadas em documentos anteriores que continuam por executar.
De 5 a 7 de setembro, a Fortaleza de Valença volta a viajar no tempo com mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, um dos eventos mais emblemáticos da cidade raiana. Durante três dias, o centro histórico da cidade mais a norte de Portugal será invadido por cavaleiros, músicos, artesãos, saltimbancos e recriações históricas que prometem envolver milhares de visitantes numa autêntica experiência medieval.
A tradicional Romaria da Senhora da Peneda decorre entre 31 de agosto e 8 de setembro, no Santuário situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, freguesia de Gavieira. Este ano, o Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidirá às celebrações, que atraem anualmente milhares de fiéis, incluindo muitos galegos.
O Governo vai atribuir apoios extraordinários às freguesias afetadas pelos incêndios entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025. No distrito de Viana do Castelo, estão abrangidos os concelhos de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima.
Os jogadores vianenses Francisco Trincão e Pedro Neto foram convocados por Roberto Martinez para representar a Seleção Nacional nos dois jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026. A convocatória foi anunciada esta sexta-feira, sendo a primeira após a conquista da Liga das Nações e marcada também pela recente perda de Diogo Jota.
Um homem de 42 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, de forma deliberada, pelo menos 17 incêndios florestais na freguesia de Lavradas, entre 15 de junho e 10 de julho deste ano.
O canoísta limiano Fernando Pimenta voltou a destacar-se no panorama internacional da canoagem ao conquistar, em 2025, três novas medalhas em competições de elite. O atleta português somou dois ouros no Campeonato da Europa, realizado em Racice, na República Checa, e um bronze no Campeonato do Mundo, que decorreu este mês em Milão, Itália.
Viana do Castelo recebe na próxima quinta-feira, 11 de setembro, às 21h30, uma exibição única do documentário português "Play it Again, Yuki", no Teatro Municipal Sá de Miranda.