O Município de Valença está a desenvolver um "Plano de Desenvolvimento Agrário" para a potencialização das atividades económicas primárias do concelho.
Segundo uma nota da autarquia, o objetivo é criar um plano pró-ativo para o desenvolvimento do território valenciano com linhas orientadoras estratégicas setorizadas, com uma linha temporal entre 2024 e 2029. “Com este plano a Câmara Municipal pretende promover uma economia de base rural como alavanca para o desenvolvimento integrado do território, identificando em todas as freguesias os recursos e os potenciais endógenos assentes nas atividades económicas e dinâmicas agrícola, florestal, agroalimentar e rural”, lê-se.
“Pretende-se, também, criar dinâmicas favorecedoras de novas oportunidades aliando produtos e serviços tradicionais a novas visões e necessidades de mercado, assim como favorecer a cooperação e o trabalho em rede entre agricultores e outros atores rurais, autarquia, setor privado e sociedade civil, fomentando sinergias para o desenvolvimento rural de Valença”, completa.
Nesta fase, decorre um diagnóstico participativo do território com visitas técnicas a cada uma das freguesias do concelho, com levantamento e caraterização das suas dinâmicas rurais, envolvendo técnicos municipais, juntas de freguesia, empresários locais e técnicos de uma consultora externa.
Entre 18 de junho e 4 de julho estão agendadas sessões públicas, pelas 18h00, em todas as freguesias do concelho, para ações de consulta, debate e análise alargada com a população sobre este plano.

A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.