O Município de Valença está a desenvolver um "Plano de Desenvolvimento Agrário" para a potencialização das atividades económicas primárias do concelho.
Segundo uma nota da autarquia, o objetivo é criar um plano pró-ativo para o desenvolvimento do território valenciano com linhas orientadoras estratégicas setorizadas, com uma linha temporal entre 2024 e 2029. “Com este plano a Câmara Municipal pretende promover uma economia de base rural como alavanca para o desenvolvimento integrado do território, identificando em todas as freguesias os recursos e os potenciais endógenos assentes nas atividades económicas e dinâmicas agrícola, florestal, agroalimentar e rural”, lê-se.
“Pretende-se, também, criar dinâmicas favorecedoras de novas oportunidades aliando produtos e serviços tradicionais a novas visões e necessidades de mercado, assim como favorecer a cooperação e o trabalho em rede entre agricultores e outros atores rurais, autarquia, setor privado e sociedade civil, fomentando sinergias para o desenvolvimento rural de Valença”, completa.
Nesta fase, decorre um diagnóstico participativo do território com visitas técnicas a cada uma das freguesias do concelho, com levantamento e caraterização das suas dinâmicas rurais, envolvendo técnicos municipais, juntas de freguesia, empresários locais e técnicos de uma consultora externa.
Entre 18 de junho e 4 de julho estão agendadas sessões públicas, pelas 18h00, em todas as freguesias do concelho, para ações de consulta, debate e análise alargada com a população sobre este plano.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.