O Município de Valença está a desenvolver um "Plano de Desenvolvimento Agrário" para a potencialização das atividades económicas primárias do concelho.
Segundo uma nota da autarquia, o objetivo é criar um plano pró-ativo para o desenvolvimento do território valenciano com linhas orientadoras estratégicas setorizadas, com uma linha temporal entre 2024 e 2029. “Com este plano a Câmara Municipal pretende promover uma economia de base rural como alavanca para o desenvolvimento integrado do território, identificando em todas as freguesias os recursos e os potenciais endógenos assentes nas atividades económicas e dinâmicas agrícola, florestal, agroalimentar e rural”, lê-se.
“Pretende-se, também, criar dinâmicas favorecedoras de novas oportunidades aliando produtos e serviços tradicionais a novas visões e necessidades de mercado, assim como favorecer a cooperação e o trabalho em rede entre agricultores e outros atores rurais, autarquia, setor privado e sociedade civil, fomentando sinergias para o desenvolvimento rural de Valença”, completa.
Nesta fase, decorre um diagnóstico participativo do território com visitas técnicas a cada uma das freguesias do concelho, com levantamento e caraterização das suas dinâmicas rurais, envolvendo técnicos municipais, juntas de freguesia, empresários locais e técnicos de uma consultora externa.
Entre 18 de junho e 4 de julho estão agendadas sessões públicas, pelas 18h00, em todas as freguesias do concelho, para ações de consulta, debate e análise alargada com a população sobre este plano.

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.