O Município de Valença está a desenvolver um "Plano de Desenvolvimento Agrário" para a potencialização das atividades económicas primárias do concelho.
Segundo uma nota da autarquia, o objetivo é criar um plano pró-ativo para o desenvolvimento do território valenciano com linhas orientadoras estratégicas setorizadas, com uma linha temporal entre 2024 e 2029. “Com este plano a Câmara Municipal pretende promover uma economia de base rural como alavanca para o desenvolvimento integrado do território, identificando em todas as freguesias os recursos e os potenciais endógenos assentes nas atividades económicas e dinâmicas agrícola, florestal, agroalimentar e rural”, lê-se.
“Pretende-se, também, criar dinâmicas favorecedoras de novas oportunidades aliando produtos e serviços tradicionais a novas visões e necessidades de mercado, assim como favorecer a cooperação e o trabalho em rede entre agricultores e outros atores rurais, autarquia, setor privado e sociedade civil, fomentando sinergias para o desenvolvimento rural de Valença”, completa.
Nesta fase, decorre um diagnóstico participativo do território com visitas técnicas a cada uma das freguesias do concelho, com levantamento e caraterização das suas dinâmicas rurais, envolvendo técnicos municipais, juntas de freguesia, empresários locais e técnicos de uma consultora externa.
Entre 18 de junho e 4 de julho estão agendadas sessões públicas, pelas 18h00, em todas as freguesias do concelho, para ações de consulta, debate e análise alargada com a população sobre este plano.

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.