Valença vai dar início, já no próximo dia 15 de outubro, a mais uma edição do programa “Vida Ativa”, destinado a munícipes com mais de 60 anos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, garante uma aula semanal de ginástica de manutenção, gratuita, em várias freguesias e instituições do concelho.
Com esta proposta, o município pretende promover o envelhecimento ativo, incentivar hábitos de vida saudáveis e reforçar o convívio entre a comunidade sénior. “Queremos proporcionar qualidade de vida, saúde e bem-estar, através da atividade física adaptada à idade sénior”, sublinha a autarquia.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia junto dos professores de desporto do município, nos horários das aulas, ou nas juntas de freguesia da área de residência.
As sessões decorrem em sete freguesias — Gandra, Verdoejo, Silva, Cerdal, Valença, Friestas e São Pedro da Torre — e em várias instituições locais: Comunidade Associativa Os Arcanjos de Fontoura, Lar do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM, ASRAR – Associação de Reformados de Valença e Lar da Santa Casa da Misericórdia. O programa inclui ainda treinos com a Equipa Olimpics 4 All de Valença.
As aulas vão decorrer entre segunda e sexta-feira, em diferentes horários e locais, como as juntas de freguesia, sedes associativas, instituições de apoio social e complexos desportivos municipais.
De manhã ou à tarde, os seniores terão a oportunidade de se manterem ativos, com uma oferta regular que vai de Gandra a São Pedro da Torre, passando por Valença e Friestas.
O “Vida Ativa” integra a estratégia municipal de apoio à população sénior, colocando o foco na saúde preventiva, na mobilidade e na socialização.
A autarquia garante que este é um programa pensado para fortalecer corpo e mente, contribuindo para uma maior autonomia e para uma vida com mais qualidade após os 60 anos.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.