Valença vai dar início, já no próximo dia 15 de outubro, a mais uma edição do programa “Vida Ativa”, destinado a munícipes com mais de 60 anos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, garante uma aula semanal de ginástica de manutenção, gratuita, em várias freguesias e instituições do concelho.
Com esta proposta, o município pretende promover o envelhecimento ativo, incentivar hábitos de vida saudáveis e reforçar o convívio entre a comunidade sénior. “Queremos proporcionar qualidade de vida, saúde e bem-estar, através da atividade física adaptada à idade sénior”, sublinha a autarquia.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia junto dos professores de desporto do município, nos horários das aulas, ou nas juntas de freguesia da área de residência.
As sessões decorrem em sete freguesias — Gandra, Verdoejo, Silva, Cerdal, Valença, Friestas e São Pedro da Torre — e em várias instituições locais: Comunidade Associativa Os Arcanjos de Fontoura, Lar do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM, ASRAR – Associação de Reformados de Valença e Lar da Santa Casa da Misericórdia. O programa inclui ainda treinos com a Equipa Olimpics 4 All de Valença.
As aulas vão decorrer entre segunda e sexta-feira, em diferentes horários e locais, como as juntas de freguesia, sedes associativas, instituições de apoio social e complexos desportivos municipais.
De manhã ou à tarde, os seniores terão a oportunidade de se manterem ativos, com uma oferta regular que vai de Gandra a São Pedro da Torre, passando por Valença e Friestas.
O “Vida Ativa” integra a estratégia municipal de apoio à população sénior, colocando o foco na saúde preventiva, na mobilidade e na socialização.
A autarquia garante que este é um programa pensado para fortalecer corpo e mente, contribuindo para uma maior autonomia e para uma vida com mais qualidade após os 60 anos.
Este domingo, 12 de outubro de 2025, os portugueses vão exercer o seu direito de voto nas eleições autárquicas, que vão definir os representantes locais para os próximos quatro anos. Estão em disputa os cargos das Câmaras Municipais, das Assembleias Municipais e das Assembleias de Freguesia.
No próximo dia 16 de outubro, o CER – Centro de Estudos Regionais promove mais uma edição do EntardeCER, iniciativa que reúne a comunidade para conversas informais sobre cultura, ciência e sociedade. A sessão terá lugar no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel, em Viana do Castelo, a partir das 17h30.
A Figueira da Foz vai receber, no próximo verão, um concerto único e exclusivo em Portugal do músico britânico Sting. O espetáculo está marcado para 17 de julho de 2026, na Praia do Relógio, e insere-se na digressão mundial “Sting 3.0”.
A Juventude Viana entra hoje novamente em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, deslocando-se a Coimbra para defrontar a Académica, em jogo marcado para as 21h30.
Valença vai dar início, já no próximo dia 15 de outubro, a mais uma edição do programa “Vida Ativa”, destinado a munícipes com mais de 60 anos. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, garante uma aula semanal de ginástica de manutenção, gratuita, em várias freguesias e instituições do concelho.
O Santa Luzia desloca-se este sábado, às 19h00, a São Julião de Freixo, em Ponte de Lima, para defrontar a Casa do Povo de Freixo, em partida referente à 7.ª jornada da Liga Feminina Placard.
No próximo dia 18 de outubro, a iniciativa “Passos de Memória” convida a população a percorrer a Ecovia Litoral Norte, desde Afife até à Praia Norte, num percurso que combina natureza, história e património cultural.