A Câmara Municipal de Valença adquiriu recentemente mais duas viaturas elétricas para os serviços de ambiente e verdes, num investimento superior a 150 mil euros.
Este é um reforço da aposta na mobilidade elétrica e num concelho mais sustentável e amigo do ambiente.
Uma das viaturas elétricas está afeta ao serviço de recolha de bio resíduos, recentemente implementado na Fortaleza de Valença. O sistema de recolha decorre junto de todas as unidades hoteleiras e de restauração, bem como dos residentes do centro histórico. A recolha decorre todos os dias da semana, a partir das 6 da manhã. Este veículo foi financiado, em parte, pelo Fundo Ambiental.
A outra viatura está afeta aos serviços dos verdes e limpezas urbanas e dá apoio ao transporte de trabalhadores, maquinaria, regas de espaços verdes e intervenções de limpeza / manutenção da Ecopista do rio Minho.
A aquisição destas duas viaturas insere-se num processo gradual de substituição da frota municipal por veículos mais sustentáveis e amigos do ambiente, apostando na redução das emissões de CO2.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.