O Município de Valença e o Turismo de Portugal assinaram o contrato de apoio "Linha +Interior Turismo", para a Fortaleza de Valença, no valor de 445 619,08 euros. Este financiamento pretende reforçar e qualificar a oferta de turismo patrimonial do conjunto histórico da Fortaleza de Valença.
Entre as várias ações a desenvolver encontra-se a iluminação cénica da face da Fortaleza virada para poente, com uma maior leitura do seu perfil, sobretudo para quem chega a Valença vindo da Galiza.
A criação de kits de interpretação do património, do centro histórico, para pessoas com mobilidade reduzida é outra das ações programadas.
Outro dos investimentos previstos é a criação de experiências de visitação imersivas nos espaços museológicos, da zona histórica, que permitam uma leitura e experiências de interação “mais autênticas” com o nosso património. Estão, ainda, programadas edições de material turístico em várias línguas.
A assinatura do contrato decorreu no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro de Machado, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
O apoio a Valença da Linha +Interior Turismo enquadra-se no projeto de “Consolidação e Densificação da Rota Temática das Fortalezas Abaluartadas da Raia de Valença, Almeida e Marvão” que tem por objetivo a qualificação da oferta turística sustentável, a diversificação do produto turístico e a criação de estratégias de promoção e programação integradas.
O financiamento será assegurado até 70% pela Linha +Interior Turismo e a restante verba ficará a cargo da Câmara Municipal de Valença.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.