O Município de Valença e o Turismo de Portugal assinaram o contrato de apoio "Linha +Interior Turismo", para a Fortaleza de Valença, no valor de 445 619,08 euros. Este financiamento pretende reforçar e qualificar a oferta de turismo patrimonial do conjunto histórico da Fortaleza de Valença.
Entre as várias ações a desenvolver encontra-se a iluminação cénica da face da Fortaleza virada para poente, com uma maior leitura do seu perfil, sobretudo para quem chega a Valença vindo da Galiza.
A criação de kits de interpretação do património, do centro histórico, para pessoas com mobilidade reduzida é outra das ações programadas.
Outro dos investimentos previstos é a criação de experiências de visitação imersivas nos espaços museológicos, da zona histórica, que permitam uma leitura e experiências de interação “mais autênticas” com o nosso património. Estão, ainda, programadas edições de material turístico em várias línguas.
A assinatura do contrato decorreu no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro de Machado, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.
O apoio a Valença da Linha +Interior Turismo enquadra-se no projeto de “Consolidação e Densificação da Rota Temática das Fortalezas Abaluartadas da Raia de Valença, Almeida e Marvão” que tem por objetivo a qualificação da oferta turística sustentável, a diversificação do produto turístico e a criação de estratégias de promoção e programação integradas.
O financiamento será assegurado até 70% pela Linha +Interior Turismo e a restante verba ficará a cargo da Câmara Municipal de Valença.
Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.
O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.
O Governo anunciou esta segunda-feira um investimento de 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenção de incêndios florestais. A entrega do primeiro lote de 135 motorroçadoras decorreu no hangar do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, numa cerimónia com o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) lançou um novo alerta à população para os perigos associados ao “mar de inverno”, pedindo prudência e comportamentos responsáveis nas atividades junto à costa.