Logo
Regional

Valença aposta na qualificação da oferta turística da Fortaleza

4 Fevereiro, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Município de Valença e o Turismo de Portugal assinaram o contrato de apoio "Linha +Interior Turismo", para a Fortaleza de Valença, no valor de 445 619,08 euros. Este financiamento pretende reforçar e qualificar a oferta de turismo patrimonial do conjunto histórico da Fortaleza de Valença.

Entre as várias ações a desenvolver encontra-se a iluminação cénica da face da Fortaleza virada para poente, com uma maior leitura do seu perfil, sobretudo para quem chega a Valença vindo da Galiza.

A criação de kits de interpretação do património, do centro histórico, para pessoas com mobilidade reduzida é outra das ações programadas.

Outro dos investimentos previstos é a criação de experiências de visitação imersivas nos espaços museológicos, da zona histórica, que permitam uma leitura e experiências de interação “mais autênticas” com o nosso património. Estão, ainda, programadas edições de material turístico em várias línguas.

A assinatura do contrato decorreu no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro de Machado, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

O apoio a Valença da Linha +Interior Turismo enquadra-se no projeto de “Consolidação e Densificação da Rota Temática das Fortalezas Abaluartadas da Raia de Valença, Almeida e Marvão” que tem por objetivo a qualificação da oferta turística sustentável, a diversificação do produto turístico e a criação de estratégias de promoção e programação integradas.

O financiamento será assegurado até 70% pela Linha +Interior Turismo e a restante verba ficará a cargo da Câmara Municipal de Valença.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.

Regional 21 Dezembro, 2025

Viana TV celebra Natal com programa especial em direto da Praça da República

Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 regressa ao Algarve em 2027 e 2028

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.