A Câmara Municipal de Valença reforçou, este ano, os apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de mais de um milhão de euros.
O acordo de apoio ao investimento nas freguesias, para o ano de 2024, contempla cerca de 650 mil euros para investimentos diretos, que pretendem reforçar o apoio às obras mais estruturantes e necessárias que cada junta de freguesia identifica, nomeadamente para beneficiação da rede viária.
Além deste acordo, assinado no passado dia 28 de fevereiro, o Município ainda transfere mais 360 mil euros para despesas correntes destas Juntas de Freguesia.
As verbas a transferir para a gestão corrente são distribuídas pelas freguesias tendo em conta o coeficiente de coesão territorial de modo a promover a melhor racionalização dos recursos disponíveis. A Câmara Municipal, mantém, também, os custos com um funcionário de apoio em cada uma das Juntas de Freguesia. Uma medida implementada em 2023 e que permite reforçar a capacidade de atuação das freguesias.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “as transferências financeiras para as Juntas de Freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar”.
Esta política de descentralização segue uma linha de desenvolvimento integrado, tratando-se de um apoio direto às juntas de freguesia que contribuirão, decisivamente, para o cumprimento das suas competências e para a defesa dos interesses das populações locais.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.