A Câmara Municipal de Valença reforçou, este ano, os apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de mais de um milhão de euros.
O acordo de apoio ao investimento nas freguesias, para o ano de 2024, contempla cerca de 650 mil euros para investimentos diretos, que pretendem reforçar o apoio às obras mais estruturantes e necessárias que cada junta de freguesia identifica, nomeadamente para beneficiação da rede viária.
Além deste acordo, assinado no passado dia 28 de fevereiro, o Município ainda transfere mais 360 mil euros para despesas correntes destas Juntas de Freguesia.
As verbas a transferir para a gestão corrente são distribuídas pelas freguesias tendo em conta o coeficiente de coesão territorial de modo a promover a melhor racionalização dos recursos disponíveis. A Câmara Municipal, mantém, também, os custos com um funcionário de apoio em cada uma das Juntas de Freguesia. Uma medida implementada em 2023 e que permite reforçar a capacidade de atuação das freguesias.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “as transferências financeiras para as Juntas de Freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar”.
Esta política de descentralização segue uma linha de desenvolvimento integrado, tratando-se de um apoio direto às juntas de freguesia que contribuirão, decisivamente, para o cumprimento das suas competências e para a defesa dos interesses das populações locais.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.