O Festival Gastronómico Sabores do Anho está de regresso a Gondomil, no Município de Valença, nos dias 2 e 3 de setembro. O Largo de Santa Rita é o espaço de acolhimento do festival gastronómico.
“Os anhos, preparados para este festival, são criados em pastoreio livre nos montes e campos locais, entre a erva e a carqueja que dão um toque singular à carne do anho. Preparado com banhos de temperos das ervas aromáticas da região, vai a cozer lentamente nos tradicionais fornos de lenha. À mesa o Anho no Forno apresenta-se tostado, tenro e suculento, em cima no típico alguidar oval de barro minhoto. Na base, o arroz pingado incorpora os sabores do anho durante a cozedura, proporcionando um arroz divinal”, realçou o Município de Valença, numa nota de imprensa.
Além da gastronomia, o evento ficará ainda marcado pela animação, nomeadamente, com a atuação da orquestra Costa Rica no sábado à noite, 2 de setembro e do Tiago Maroto no domingo à tarde, 3 de setembro. No sábado de manhã, as arruadas de bombos, a anunciar o evento, estarão a cargo do Grupo de Bombos São Cristóvão de Gondomil.
“As refeições podem ser saboreadas no sábado 2 de setembro, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo 3 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00”, destacou ainda a autarquia.
A iniciativa é da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.